quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

APOIO DE CID GOMES E SEU ESTILO FEZ O MESMO PRINCIPAL NOME PARA EDUCAÇÃO

Um aliado estratégico está entrando para o Ministério do segundo governo da presidente Dilma Rousseff. Fundador do PROS que dividiu o PSB de Eduardo Campos na eleição presidencial e apoiou, no Ceará, a candidatura vitoriosa de Camilo Santana para governador do Estado, o governador Cid Gomes terá seu nome anunciado como ministro da Educação. O Palácio do Planalto já dá curso à informação.
Cid Gomes mostrou-se um fiel aliado de Dilma durante a campanha eleitoral. Ele criou o PROS, ao lado do irmão, o ex-governador Ciro Gomes, e, na prática, preservou seus domínios no Ceará e alcançou influência nacional, fazendo um contraponto de debate, à esquerda, com o PSDB, e disputando com o PSD e o DEM uma boa parcela do centro.
O papel central do partido de Cid Gomes, porém, foi assumido logo à sua fundação. A legenda obteve a adesão quadros do PSB e, fazendo do Ceará seu castelo, conseguiu barrar a penetração de Campos em toda a região, repleta de votos. Ao manter-se firme como aliado de Dilma, o novo ministro delegou-se uma missão política arrojada, e obteve sucesso. Ele tem experiência administrativa. Como se sabe, os programas como ProUni e Fies foram carros chefes para a manutenção do prestigio de Dilma entre os mais pobres. Cid terá um campo enorme para trabalhar.
Com gestos fortes e palavras ácidas, muitas vezes, Cid Gomes soube se posicionar no cenário político nos últimos anos. Ele foi o oposto de seu ex-colega de Pernambuco, Eduardo Campos. Na eleição para governador, não hesitou em jogar  força total a favor do candidato do PT, Camilo Santana, que venceu as eleições. Para Dilma, forneceu um palanque sólido e vitorioso.
Agora vem a recompensa. Cid deixou correr que não estava interessado em ser ministro, após um encontro com Dilma, no Palácio do Planalto, onde trataram do assunto de maneira inconclusiva. Em seguida, o alegado desinteresse de Cid serviu como uma senha para a presidente bater o martelo. Sem dúvida, ela agregou um quadro político aguerrido e lúcido, mesmo sendo um tanto personalista e estourado. Um nome que tem história como governador, grupo político e condição de fazer bem a defesa do governo – e também sair jogando no ataque.