terça-feira, 23 de dezembro de 2014

HISTÓRIA DE SOBRAL

Conheça nossa História desta semana que conta a história do Desembargador José Moreira da Rocha, que empresta seu nome a importantes logradouros de Sobral e Fortaleza. 
José Moreira da Rocha nasceu em Sobral a 24 de maio de 1868, formado pela Faculdade de Direito de Recife, foi nomeado Promotor de Justiça das comarcas de Pacatuba, Canindé e Maranguape. Em 1891 é nomeado juiz de direito de Maranguape.
Casado com Abigail Alves do Amaral, com quem teve 3 filhos. Em 1908 foi nomeado desembargador pelo “Dono do Ceará”, Governador Antonio Pinto Nogueira Accióly.
Sucessor de Justiniano de Serpa, Moreira da Rocha foi governador do estado, eleito em 12 de maio de 1924, assumindo a 12 de julho do mesmo ano.
Foram obras de sua gestão:
Construção do Laprosário Canafistula;
Criação do Serviço de Água e Esgoto de Fortaleza;
Execução da lei que determinava a eleição para prefeitos, através do voto popular, que até então os prefeitos eram nomeados pelo governador e por isso chamados de “Intendescentes”.
Moreira da Rocha governo o Ceará numa época em que o nordeste vivia um surto de estereótipos, tornando-se uma terra de cangaceiros, beatos e coronéis.
Faleceu no estado do Rio de Janeiro a 22 de agosto de 1934.

(Por: Santana Júnior)