quinta-feira, 18 de setembro de 2014

POLÍTICA: AO FALAR, CUIDADO COM OS "CACOETES" FÍSICOS E VERBAIS

Cacoetes são tiques, manias, hábitos que, como gestos, fonemas ou palavras, se interpõem e se intrometem no falar, de forma repetitiva e sem qualquer relação lógica com o assunto tratado.
Provêm de uma resposta não consciente a diferentes estímulos psicológicos. Dentre esses, os sentimentos de insegurança, a necessidade de criar um espaço de tempo para pensar o que vai dizer em sequência, a busca de aprovação do auditório para seguir naquela direção e, por fim, um hábito de falar adquirido na vida.
Cacoetes verbais são vícios no falar que precisam ser corrigidos. Exemplos de cacoetes verbais são expressões obsessivamente repetidas a cada pausa, como “hahn”; “quer dizer”; “praticamente”; “né”; “então”; “daí”; “tá sabendo”, “não é verdade?”...
Como corrigi-los? Primeiramente, ficando consciente do problema; a seguir tomando a decisão de substituir por um sinônimo do nosso banco geral de vocábulos, aquela palavra ou expressão; depois fixando essa decisão na memória; e por fim, permanecendo atento para perceber quando você incide novamente no erro, para corrigi-lo – pelo menos mentalmente - tão logo o pronuncie. (Política para políticos)