segunda-feira, 26 de outubro de 2009

REDUÇÃO DO IPI TERMINA NESTA SEMANA

Termina nesta semana a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da chamada linha branca - geladeiras, fogões, máquinas e tanquinhos. A medida está em vigor desde abril e ajudou a indústria e o varejo, afetados pela crise financeira internacional, a retomar o crescimento. Nesta segunda-feira (26), representantes do setor se reúnem com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para pedir que a renúncia fiscal seja prorrogada ao menos até dezembro.
Ao longo de outubro, empresários pleitearam, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a manutenção das alíquotas reduzidas até dezembro ou janeiro de 2010. O governo reduziu o IPI das máquinas de lavar roupa de 20% para 10%, das geladeiras de 15% para 5%, dos fogões de 5% para zero e dos tanquinhos de 10% para zero.
O setor tenta sensibilizar o Governo com a justificativa de que a prorrogação vai manter aquecido o mercado de trabalho da indústria da linha branca e do comércio, que é o segundo maior empregador do País.
(Agência Estado)