terça-feira, 30 de dezembro de 2014

EM SOBRAL: VENDE-SE UM HOSPITAL

O Hospital Dr. Estevam Ponte, com quase 40 anos de serviços prestados à zona Norte, está à venda. A defasagem dos financiamentos referentes aos procedimentos do SUS, pagos pelo Governo, e o descaso dos gestores públicos da saúde fazem mais uma vítima. O Hospital Dr. Estevam de Sobral, próximo de completar 40 anos de serviços prestados ao município e toda zona Norte, está à venda. Conforme o médico e vereador, Dr. Estevam Ponte Filho, em entrevista a um programa de rádio local, no último sábado,  dia 27, o hospital resistiu até aonde pode, mas a situação financeira está insustentável. Para não desativar definitivamente, tão importante equipamento à assistência da população mais carente, a decisão dos diretores proprietários foi a de vender o Hospital Dr. Estevam, que segundo o vereador está em “coma”.

Ainda conforme o médico, três grupos empresariais do ramo da saúde já manifestaram o interesse em adquirir o hospital, entretanto as negociações são mantidas em sigilo. A situação de lamúria e penúria vivida pelo Hospital Dr. Estevam, e que pode ser assumido pela iniciativa privada, onde, provavelmente, o “pobre” não terá acesso, é a prova do descaso dos gestores da saúde nas três esferas públicas: federal, estadual e municipal.  Neste caso, podemos até indagar, já sabendo a resposta. 

Por quê a Prefeitura de Sobral e de tantos outros municípios não socorreram o hospital? Por quê o Governo do Estado não socorre o hospital? Do Governo Federal nem se pergunta nada, pois sabe-se que os financiamentos pagos por alguns procedimentos, principalmente os de emergência, são ridículos. A resposta que todos sabem: não há interesse nem compromisso, seja pela parte do Prefeito(s) ou do Governador, em financiar ou ajudar hospitais do porte Dr. Estevam. Os motivos, só estes gestores podem revelar. Por fim, só resta lamentar.

Fonte: Blog Encontro com a Saúde