terça-feira, 11 de junho de 2019

CITADA POR MORO EM CONVERSA COM DALLAGNOL, AJUFE PEDE APURAÇÃO DE VAZAMENTOS

Resultado de imagem para MORO E DALLAGNOL
Citada em uma das trocas de mensagem entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol divulgadas pelo site The Intercept Brasil, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) pediu investigação rigorosa sobre o vazamento das conversas. Em uma delas, Moro discute com Dallagnol a possibilidade de acionar a Ajufe para rebater críticas feitas pelo PT contra a "lava jato".
Em nota, a Ajufe defendeu sua atuação institucional na defesa da magistratura federal. "As informações divulgadas pelo site precisam ser esclarecidas com maior profundidade, razão pela qual a Ajufe aguarda serenamente que o conteúdo do que foi noticiado e os vazamentos que lhe deram origem sejam devida e rigorosamente apurados", diz a nota.
A Ajufe também afirmou confiar na "honestidade, lisura, seriedade, capacidade técnica e comprometimento" dos juízes federais com a justiça e com a aplicação correta da lei. "Seremos incansáveis na defesa da atuação de nossos associados", completou.
Defensores públicos
Outra entidade a se pronunciar por meio de nota foi o Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, que disse ter recebido com "indignação" o conteúdo das conversas. O coletivo classificou como "gravíssima" a revelação de que as instâncias acusatória e jurisdicional "agiam alinhadas" e pediu respostas institucionais breves e claras sobre o caso, além de rigorosa investigação.

"A cumplicidade entre as funções acusatória e julgadora é um seríssimo obstáculo ao acesso à justiça de todos os brasileiros e brasileiras e pode colocar em xeque a credibilidade das instituições para o enfrentamento da corrupção e da prática de crimes de forma geral", diz a nota.