quinta-feira, 13 de junho de 2019

MEC QUER SUBIR DE 10% PARA 15% APORTE DA UNIÃO NO FUNDEB, EM CINCO ANOS

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, explica as diretrizes da pasta em evento na Câmara dos Deputados Foto: Jorge William/22-5-19 / Agência O Globo
O Ministério da Educação (MEC) propôs um aumento gradual da contribuição da União no novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que está em discussão no Congresso, já que o atual vence em 2020.
Hoje, o governo federal entra com 10% do fundo, abastecido com impostos dos estados e municípios. Esse patamar subiria para 15% em cinco anos, sendo um ponto percentual por ano.
É a primeira vez que o governo Bolsonaro se manifesta sobre o Fundeb, cuja renovação está sendo discutida no Congresso Nacional.
A proposta foi apresentada em reunião no MEC com dezenas de parlamentares, dirigentes estaduais e municipais de Educação, e outros envolvidos na área, nesta quarta-feira.
A pasta entregou uma carta à deputada professora Dorinha (DEM-TO), relatora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) mais adiantada da Câmara sobre o novo Fundeb. 
A proposta do MEC foi bem recebida, de forma geral, mas está longe do que defendem os parlamentares e demais atores envolvidos na discussão do Fundeb.
Resultado de imagem para idilvan alencar
O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), que é vice-presidente da comissão especial do novo fundo e estava presente na reunião, afirmou que, como primeira sinalização do governo, é um passo importante. 
— Por ser a primeira vez que recebemos uma proposta concreta do MEC, vejo como positiva, mas será preciso avançar muito diante da necessidade de a União participar mais no financiamento. Esse percentual de 15% está bastante aquém das propostas em discussão — diz Alencar. (O Globo)