No último sábado (27/03), duas pesquisas do campus de Limoeiro do Norte foram premiadas na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace - 2021). Ano passado, os dois estudos foram premiados com credenciais para a Febrace durante a IV Mostra Limoeirense de Projetos (Moslipro). Os trabalhos aguardam ainda o resultado final do Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2021.
Com o título "Extrator de óleo essencial: um experimento de baixo custo para o ensino de química orgânica no ensino médio" (EXA206 - Sub-categoria: Química), a pesquisa, conduzida pelas discentes Samara Rute e Liciele Paula, dos cursos integrados Eletrotécnica e Química, respectivamente, sob a orientação da professora Nayara Coriolano, ficou em terceiro lugar, na categoria Ciências Exatas e da Terra, concorrendo com outros 53 projetos de todo país.
O outro trabalho, com o título "Remote BioLab: desenvolvimento de um aplicativo de acesso a laboratório remoto para aulas práticas de biologia" (EXA183 - Sub-categoria: Ciência da Computação), conduzido pelos discentes Artur Rodrigues e Ricardo Costa, do curso integrado Eletrotécnica, sob a orientação do professor Luiz Gonzaga e coorientação do professor Thalyson Gomes, foi contemplado com o “Prêmio Revista InCiência”. Os integrantes receberão certificados e ainda poderão publicar o artigo referente ao projeto na revista.
A Febrace é a maior feira do ensino médio do Brasil, se configurando como um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista brasileiro da educação básica, com a realização de uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). Desde a edição do ano passado, as atividades do evento (palestras, bancas de avaliação, visitação e premiação) acontecem a distância, via internet. Este ano, a programação ocorreu no período de 15 a 27 de março.