Dizer que o comitê organizador Tóquio 2020 enfrentou desafios é um eufemismo. Pandemia global e adiamento de um ano à parte, Tóquio 2020 teve que substituir presidentes. Foi nomeada uma presidente feminina em Seiko Hashimoto e acrescentaram 12 novas diretoras ao conselho, o que significa que as mulheres agora representam 42% de um comitê anteriormente dominado por homens.
Como se poderia esperar da terceira maior economia do mundo, as instalações e estádios estão prontos. No entanto, alguns dos eventos de teste preparatório tradicionais foram afetados por questões relacionadas à Covid.
A Copa do Mundo de Mergulho de abril foi inicialmente cancelada antes de ser renegociada para o início de maio . Entre outras provas agendadas para maio, a maratona qualificatória olímpica de natação foi transferida para Portugal, e a prova de ginástica artística foi cancelada devido a restrições para viajantes internacionais.
Quanto aos planos de como os Jogos podem parecer, o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou um primeiro esboço de seu 'manual' explicando as muitas regras que devem ser seguidas para garantir um evento "seguro e bem-sucedido" neste verão.