terça-feira, 20 de agosto de 2024

RONDA ESCOLAR REFORÇA ATIVIDADES NO PERÍODO DE VOLTA ÀS AULAS

 


A Ronda Escolar, unidade da Guarda Municipal gerida pela Coordenadoria de Diagnóstico e Cultura de Paz, intensificou suas atividades na primeira quinzena de agosto, acompanhando o retorno das aulas na rede pública municipal.


Nesse período, 70% das Escolas e Centros de Educação Infantil (CEI) de Tempo Integral receberam ações da Ronda Escolar, focadas no cuidado, fortalecimento de vínculos e patrulhamento preventivo, visando contribuir para a promoção de um ambiente escolar cada vez mais seguro. Mensalmente, todas as unidades educacionais são visitadas pelo grupamento especializado.


A Ronda Escolar atua em três frentes principais: fortalecimento de vínculos com a comunidade escolar, por meio de visitas às escolas, participação em reuniões de pais e cuidadores e envolvimento em eventos escolares; procedimentos de segurança, com patrulhas preventivas e atendimentos de ocorrências relacionadas ao patrimônio escolar; e promoção da Cultura de Paz e prevenção à violência, por meio de atividades colaborativas, palestras e diálogos temáticos.


O guarda municipal William Barroso explica o trabalho realizado pelo grupamento, salientando que “A volta às aulas foi tranquilo, o grupamento reforçou as atividades junto à comunidade escolar. Pudemos acompanhar vivências positivas, com muitos sorrisos, além de colaborar para um ambiente e uma sociedade mais justa e segura, que é o nosso objetivo. É essencial cuidar e proteger toda a comunidade escolar, escutando, observando e agindo de forma colaborativa para cultivarmos uma cultura de paz com crianças, familiares e colaboradores da área da educação”.


Para solicitar a realização de atividades, a escola deve enviar um ofício para guardamunicipal@sobral.ce.gov.br com, no mínimo, uma semana de antecedência da data pretendida. Esse prazo se aplica a todas as atividades desenvolvidas pelo grupamento, exceto em situações que envolvam risco à integridade física ou danos ao patrimônio público, dentro ou nos arredores da escola. Nesses casos, o diretor deve ligar para o 190 e solicitar a presença da Ronda Escolar ou de outras forças de segurança.