A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (01/10), as galerias do Plenário 13 de Maio ao público, após passar por reformas e cuidados necessários decorrentes do incêndio na Casa em junho de 2024.
O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou a reabertura do espaço destinado ao acompanhamento das sessões e demais solenidades no plenário pela população cearense. “Como mais uma demonstração de sintonia com a população, estão sendo reabertas as galerias. Trata-se de uma medida que valoriza o edifício-sede do Poder Legislativo estadual, inaugurado há 48 anos. São 123 assentos disponíveis que podem ser acessados pelo público após verificação por detector de metais, bem como revista efetuada por policiais homens e mulheres”, informou.
Ainda de acordo com o parlamentar, outras ações buscam garantir maior segurança a quem visita a Assembleia Legislativa no seu edifício-sede e três anexos; o reconhecimento facial, sistema de biometria e aparelhos de controle de entradas e saídas.
“Esse pacote de medidas marca uma nova etapa para a Assembleia. Mais do que proteger o patrimônio público, trata-se de cuidar das pessoas que fazem parte desta Casa, unindo tecnologia, inovação e segurança para tornar a Alece mais moderna, acessível e protegida”, ressalta o presidente Romeu Aldigueri.
RETOMADA
Os alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Dona Luíza Távora - Promorar, do bairro Jardim das Oliveiras, por meio do projeto “O Parlamento e Sua História”, do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) foram responsáveis protagonistas da reinauguração do espaço, ocupado seus assentos como expectadores da sessão plenária desta terça-feira.
O aluno Átila Santos fez parte do grupo de visitantes e externou como estava sendo a experiência de assistir à sessão plenária das galerias. “Achei legal, foi tranquilo o acesso e daqui temos uma boa visão e escuta do que está acontecendo no Plenário. É bem diferente de assistir pela televisão. A sensação é que somos parte também”, declarou.