segunda-feira, 22 de junho de 2009

BAIXO ACARAÚ TEM O MELHOR E MAIS CARO CAMARÃO DO MUNDO

O certificado de qualidade de melhor e mais caro camarão do mundo foi emitido por uma certificadora alemã. A produção é cultivada em 1.239 hectares de 32 fazendas da chamada Costa Negra, no litoral oeste do Ceará.
O polo de camarão do Baixo Acaraú, cujo rio de mesmo nome, muito rico em nutrientes, ajuda a transformar o solo costeiro de Itarema, Acaraú e Cruz na melhor área biológica para a produção de um camarão especial destinado à alimentação. Os importadores europeus dão preferência a esse crustáceo, mesmo tendo de pagar por ele até 40% a mais do que o preço do mercado mundial.
Segundo o engenheiro de pesca Pedro Henrique Lopes, do Conselho Técnico-Cientifico da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), somente agora foi possível aproveitar o potencial da região.
Diante do crescimento da carcinicultura naqueles municípios, Lopes anuncia para o período de 26 a 29 do próximo mês de novembro o Grand Shrimp Festival, uma série de eventos ligados à gastronomia.O festival levará para Acaraú (CE) o chefe de cozinha argentino Jorge Monti de Valsassina, que coordenará o I Festival Internacional do Camarão da Costa Negra.
Fonte:InvestNE