A conclusão é da "Pesquisa
Brasileira de Mídia 2013", um amplo trabalho do Ibope Inteligência
contratado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
(Secom) para balizar sua estratégia de comunicação.
Houve entrevistas nos 27 estados
nacionais, com um total de 18.312 entrevistados em 848 municípios, com uma
margem de erro de um ponto.
Cada entrevistado poderia indicar
até três meios de comunicação preferidos, em uma lista que incluía TV aberta,
Internet, rádio, jornal impresso, revista impressa.
A primeira questão foi sobre o
meio de comunicação mais usado. Pela ordem de preferência:
1. TV aberta,
com 78% de primeira opção, 13% de segunda e 2% de terceira.
2. Internet,
com 12% de primeira opção, 17% de segunda e 9% de terceira.
3. Rádio, com
8% de primeira opção, 32% de segunda e 6% de terceira.
4. Jornal
impresso, com 1% de primeira opção, 5% de segunda e 7% de terceira.
5. Revista
impressa, com 1% de segunda opção e 2% de terceira opção.
Na faixa de 16 a 25 anos, depois
da TV aberta, há um franco predomínio da internet. 25% das pessoas consultadas
a consideram como primeira opção de uso, contra 4% do rádio e zero porcento de
jornais impressos e revistas.
Até a faixa de 55 anos, a Internet
supera o rádio e até a faixa dos 65 anos supera os jornais impressos. É
superada levemente pelos jornais impressos na faixa de mais de 65 anos - mas
apenas 2% dos leitores dessa idade privilegiam os jornais.
Embora preponderante em todas as
faixas de idade, é significativo o fato de que enquanto 85% do público com mais
de 65 anos trata a televisão como primeira opção, para a faixa dos 16 aos 25
anos esse percentual cai para 70%.
Na frequência de uso, a internet
também supera o rádio. 65% dos que preferem a TV assistem todos os dias da
semana, contra 19% do rádio, 25% da Internet, 5% dos que lêem jornal e 1% dos
que lêem revista.
Na média de uso por dia, a
Internet é campeão. A Internet é usada 3:48 horas por dia no final de semana,
3:44 horas durante a semana, contra 3:27 da TV no final de semana e 3:25
durante a semana.
Fonte: Portal iG