quinta-feira, 24 de julho de 2014

DIVULGACAND 2014: SAIBA COMO NAVEGAR NA FERRAMENTA

Informações sobre as candidaturas registradas para as eleições gerais deste ano podem ser encontradas no Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014), no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet. O acesso pode ser feito com apenas alguns cliques.
Na aba superior azul do site do TSE, o usuário deve clicar no ícone “Eleições”, depois em “Eleições 2014” e “DivulgaCand”. Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas e também por cargo (presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual/distrital). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação (UF) e depois no cargo desejado. Após isso, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.
Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia, nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de sua campanha, declaração de bens e certidões. No caso dos candidatos a presidente da República e governador de estado, pode-se ainda conhecer as respectivas propostas de governo. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro, informações sobre vices e suplentes e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.