A Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira (25/11), sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Murilo Rocha Aguiar (in memorian), durante a qual será lançado o livro biográfico “Murilo Rocha Aguiar – 1914-2014 – Política a vida toda”, escrito pela jornalista Ângela Barros Leal. O evento atende a requerimento do deputado Sérgio Aguiar (Pros) e acontece no Plenário 13 de Maio, a partir das 19h.
Natural do município de Camocim, Murilo Rocha Aguiar iniciou sua carreira política após o ciclo histórico de Getúlio Vargas, filiando-se à União Democrática Nacional (UDN), cuja legenda o elegeu à Assembleia Constituinte de 1947.
A obra da jornalista Ângela Barros Leal, que descreve e contextualiza acontecimentos que pontuaram parcela significativa da história política do Ceará e do Brasil, apresenta imagens e textos da época em que Murilo Aguiar foi um dos mais importantes políticos do Ceará, e revela episódios de sua vida, ora amena, de proprietário rural atento aos rebanhos e aos cafezais, ora dramática e trágica, do parlamentar cassado pelo regime militar e alijado do que seria o coroamento de sua vida política - a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará.
Segundo Sérgio Aguiar, Murilo Aguiar, seu avô, ingressou na história como um verdadeiro herói político e, mesmo após a morte, deixou aceso o seu ideário de homem público.
Na solenidade, serão homenageados, com a entrega de placas alusivas à data, Maria Zelma Aguiar Câmara; José Stélio Rocha Aguiar; Maria Nusia Rocha Aguiar; Maria Claudia Aguiar Neves; Murilo Rocha Aguiar Filho; Francisco de Paula Rocha Aguiar; e Antônio Alberto Rocha Aguiar - todos filhos de Murilo Rocha Aguiar.