Um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Ceará, o deputado federal eleito pelo Ceará, André Fernandes (PL) chegou a fazer uma convocação em suas redes sociais para os atos antidemocráticos ocorridos no domingo (08), em Brasília. Após o resultado dos estragos cometidos por bolsonaristas, o parlamentar tentou se desvencilhar do envolvimento nos movimentos terroristas e chegou a criticar as depredações causadas no Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e no Palácio do Planalto.
“Neste final de semana acontecerá, na Praça dos Três Poderes, o primeiro ato contra o Governo Lula. Estaremos lá”, publicou o parlamentar em suas redes sociais. Após a repercussão negativa, Fernandes excluiu a postagem, chegando, inclusive, a alterar seu perfil no Twitter. No entanto, muitos usuários do microblog copiaram a publicação e cobraram uma atitude dos órgãos competentes.
Em seguida, o deputado buscou utilizar todo tipo de narrativa para tentar condenar os atos antidemocráticos. Ele chegou a falar em “infiltrados de esquerda”, para tentar desmobilizar as manifestações, que chegou a dizer que eram pacíficas. Também condenou a violência praticada por defensores do ex-presidente e quis comparar as ações terroristas de domingo com protestos ocorridos no passado.
“Apesar de sempre defender a livre manifestação do povo, não compactuo com depredação de patrimônio público”, chegou a dizer o parlamentar. No entanto, antes disso, ele já havia publicado imagens do gabinete do ministro do STF, ministro Alexandre Moraes, sendo depredado e zombando da situação.
(Blog do Edson Silva)