Caros irmãos no sacerdócio, paroquianos e amigos de Sobral. Paz e Bem!
A pedido do meu confessor pessoal e respondendo a centenas de mensagens de apoio, de orações que tenho recebido, faço saber que:
Na segunda feira, dia 1 de abril, fui convidado pela capelania do Centro Universitário Uninta, para participar da Solenidade de Acolhimento do Curso de Teologia, reunindo diversas autoridades políticas, eclesiásticas, civis e acadêmicos. No final do evento fui chamado por meu amigo pessoal Dr Oscar (Chanceler e Deputado Estadual) e que abertamente me fez o convite para acompanhá-lo em sua chapa como candidato a vice-prefeito. Foi uma surpresa. Inicialmente agradeci o convite e sua predileção diante de outros nomes públicos. Disse que era uma resposta que eu não poderia oferecer sozinho, devia obediência ao bispo que me ordenou (Dom Odelir Magri) e seus sucessores (Dom Vasconcelos). Pediu uma audiência com Dom Vasconcelos e prontamente foi agendada para quarta-feira, dia 3 de abril, na cúria diocesana, às 10h.
Com uma abertura fraternal, que é própria de nosso pastor diocesano, Dr Oscar foi recebido juntamente com sua equipe, além de representação do laicato. Foi uma reunião dinâmica, próspera e regada com uma excelente partilha acerca da caminhada da centenária Diocese de Sobral, que desde Dom José, tem edificado as bases da educação, cultura e da Saúde das terras banhadas pelo Rio Acaraú.
Dr Oscar fez o pedido ao bispo diocesano apresentando seu plano de governo (como pré-canditato) e que a presença de Pe Assis, como padre e defensor da área social, agregaria novas perspectivas ao sonho de uma cidade mais livre, sem cabrestos e pressões políticas, com respeito as bases religiosas, etc. Ao escutar atentamente, Dom Vasconcelos agradeceu o convite e a consideração ao meu nome. Apresentou as razões canônicas e as decisões dos bispos do Regional da CNBB - NE 1 (CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - REGIONAL NORDESTE 1). Todas as orientações da Igreja foram prontamente acolhidas por Dr Oscar e sua equipe.
Ao final do encontro, cheio da paternidade, Dom Vasconcelos me concedeu a palavra para a apresentação de minha posição pessoal. E assim disse: A 12 anos fui ordenado sacerdote para o serviço do povo de Deus. A boa política (que é diferente de partidarismo e politiquismo) é uma virtude e um dever de todo cristão. Não podemos lavar as mãos como Pilatos. Devemos nos consumir pelo bem e dignidade daqueles que nos foram confiados. Temos a missão de anunciar e denunciar, mesmo que os poderosos não fiquem satisfeitos e tramem perversidades aos servos do Senhor. Reconheço que a nossa omissão é grande e causa uma chaga na sociedade. Que precisamos de cristãos que tenham a coragem de cantar como Nossa Senhora no Magnificat ("Os poderosos serão derrubados de seus tronos e os humildes serão exaltados". Cf. Lc 1, 46b - 55) e ter a capacidade de indignar-se diante do sofrimento do povo e ajudá-los a caminhar para uma nova terra, um novo tempo na Graça de Deus, onde justiça e a paz se abraçarão. Agradeçi a tamanha consideração e que continuarei firme em meu trabalho pastoral e social. Não deixarei de ser a voz de tantos "sem voz" ou silenciados pelo medo da perversa perseguição política reinante em Sobral.
Termino afirmando meu amor incondicional e minha entrega ao Senhor e a fidelidade ao meu ministério sacerdotal.
Não tenho pretensões a cargos públicos nem em minha terra natal (Cruz -Ce) ou fora dela. Como cidadão sobralense (título recebido honradamente em 30 de novembro de 2021, de acordo com o Decreto Legislativo No. 859/2021, propositura de autoria do amigo e vereador Johnson) não calarei minha voz e farei o que for possível, como sacerdote, para ajudar a tantos que me procuram. Que serei sempre um entusiasta e motivador da moralidade na política. Deixo bem claro que não me causa desconforto não ser simpatizado por alguns "donos" do poder.
Assim sendo, agradeço a confiança de Dr Oscar, a paternidade de Dom Vasconcelos e o carinho recebido de muitas pessoas ao longo dessa semana. Foram verdadeiras expressões de força e entusiasmo.
Rogo as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado, por intercessão da excelsa padroeira Nossa Senhora da Conceição, a todo povo sobralense.
Jordão, Sobral - CE;
04 de abril de 2024
Quinta feira da Oitava da Páscoa
Atenciosamente
Pe. Francisco de Assis Neto
Administrador Paroquial