O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, saiu na frente na disputa interna do Partido dos Trabalhadores (PT) e estabeleceu seu nome como o principal da legenda para concorrer a prefeitura de Fortaleza.
Após um dia intenso de votação, que começou 8h da manhã e terminou 17h da tarde, Evandro obteve uma considerável porcentagem de votos entre os delegados que irão participar do encontro marcado para o dia 21 de abril. Nessa data, será confirmado a decisão final sobre a escolha do candidato petista em Fortaleza.
Evandro obteve um total de 3.467 votos, correspondendo a uma expressiva parcela de 59,01% do total. Enquanto isso, Luizianne Lins, ex-prefeita da Capital cearense, conquistou 1.723 votos, alcançando uma porcentagem de 29,33%. O presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, recebeu 573 votos, totalizando 9,75%, e a deputada estadual Larissa Gaspar garantiu 110 votos, encerrando o dia com 1,87%. Nenhum dos quatro se manifestou.
O resultado da votação revelou uma dinâmica curiosa entre os votantes: Embora o grupo liderado por Luizianne tenha conquistado a maior quantidade de votos individualmente, o presidente da Assembleia Legislativa conseguiu angariar o apoio de quatro chapas, cuja soma garantiu mais da metade dos delegados.
Confira abaixo a composição das chapas:
Chapa 123 – Nosso Partido, Nossa Fortaleza (Guilherme Sampaio): Composta por 200 membros.
Apoiada por vereador Dr. Vicente, ex-secretária de Educação Dra. Ana Maria Fontenele e médico psiquiatra Dr. Valton Miranda.
Chapa 140 – Por Uma Fortaleza do Povo (Larissa Gaspar): Composta por 140 membros.
Apoiada por Nilze Costa e Silva, Angela Uchoa, Paulo Roberto Ximenes e Marcelo Uchoa.
Chapa 100 – Luizianne Prefeita (Luizianne Lins): Composta por 200 a 300 membros.
Apoiada por Deodato Ramalho, Mariana Lacerda, Roberto Gomes, Vereadora Adriana, Ana Lúcia Vitorino, Wládia Fernandes e Rafael Tomyama.
Chapa 110, 120, 150, 180 – Unidade Petista Rumo à Vitória, Unidade Ação Popular, Unidade e Esperança MPT/MS/EPS, Unidade por Fortaleza (Evandro Leitão)
Apoiada por Jonas Dezidoro, Professor Pinheiro, deputado federal José Airton e deputado federal José Guimarães.