Na manhã desta terça-feira (24/09), o Hospital Municipal Estevam Ponte realizou a primeira captação de órgãos para transplante da história da instituição. A ação se deu com o apoio da Santa Casa de Sobral, que conta com uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) – entidade vinculada à Central de Transplantes do Estado do Ceará, responsável por coordenar as atividades de transplantes no âmbito estadual.
“Hoje vivenciamos um marco histórico para o Hospital Municipal e para a saúde da nossa cidade. A primeira captação de órgãos realizada em nosso hospital é um gesto de solidariedade e esperança, que vai transformar a vida de 5 pessoas que aguardam na fila de transplantes. Agradeço imensamente a todos os envolvidos, como a equipe de captação de órgãos da Santa Casa de Sobral, do Hospital Municipal Estevam Ponte, da Secretaria do Trânsito e Transporte, e da Central Estadual de Transplantes de Órgãos pelo profissionalismo e dedicação. Em especial agrademos à família do doador, que, em um momento de dor, realizou um gesto de solidariedade”, relata a secretária da Saúde de Sobral, Letícia Reichel.
Quando há um possível doador no hospital, a instituição realiza o trabalho de abordagem da família, e quando o processo é autorizado, ela entra em contato com a Central de Transplantes.