terça-feira, 25 de março de 2025

TRÊS NOVOS HOSPITAIS DEVEM SER CONSTRUÍDOS NO INTERIOR DO CEARÁ

 

Com a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) passa a contar com 14 hospitais, sendo dez em Fortaleza e quatro no Interior. No entanto, a promessa da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Coelho, é de que a Pasta deve seguir com o processo de interiorização do acesso a serviços de maior complexidade nos próximos anos, com a implantação de mais três unidades fora da Capital.

Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste, Tânia Mara Coelho ressaltou que a Política de Regionalização da Saúde é de Estado e segue pela terceira gestão consecutiva, permitindo a expansão de novos polos.

“Vamos ter sete hospitais regionais: Sobral, Cariri, Vale do Jaguaribe, Sertão Central e mais três. Sete de alta complexidade, fora o incentivo que o Governo do Estado está dando para hospitais e polos estratégicos em todas as regiões do Estado”, explica.

Com a continuidade da Política de Regionalização, cujo intuito é ofertar serviços especializados em todas as regiões do Estado e melhorar a qualidade dos Serviços de Saúde no Interior, estão previstas as unidades:

  • Hospital Regional dos Sertões de Crateús, em Crateús
  • Hospital Regional do Centro-Sul e Vale do Salgado (HRCV), em Iguatu
  • Hospital Regional do Maciço de Baturité (HRMB), em Baturité

O que tem o processo mais adiantado é o de Crateús. Em outubro de 2024, o governador Elmano de Freitas assinou a ordem de serviço para sua construção. Ele contará com 280 leitos, além de atendimento de maternidade, emergência e clínico. 

A unidade de saúde deve ofertar serviços traumatológico, pediátrico, cirúrgico, obstétrico e neonatal. O investimento supera R$40 milhões e deve beneficiar quase 300 mil pessoas de 11 municípios da região.