quinta-feira, 28 de maio de 2009

Barragem rompe no Piauí deixando Cocal em pânico

O rompimento da barragem Algodões I gerou no final da tarde de ontem gerou pânico no município de Cocal (a 268 km da capital Teresina). Mais de 600 famílias estão sendo retiradas em plena escuridão, de forma emergencial, devido à elevação do rio Pirangi com as fortes chuvas. O desastre já deixa casas inteiras debaixo d´água e 35 mil moradores de duas cidades sem energia. Até agora, não há registro de vítimas fatais.
As primeiras notícias do socorro às vítimas na cidade davam conta de que cerca de 60 pessoas foram resgatadas de morros, árvores, e outros pontos isolados pela água. O Corpo de Bombeiros está levando as pessoas para abrigos em Cocal.
O prefeito de Cocal, Fernando Sales de Sousa Filho (DEM), informou que a ruptura da barragem elevou o rio Pirangi em cerca de cinco metros e já cobre mais de 50 casas na região. “Muita gente teve que sair correndo de casa, pois não estava previsto o rompimento da barragem”, disse o prefeito.
Semana passada, as famílias retornaram as residências, após o engenheiro e projetista, Luis Hernani,- contratado pelo governo - garantir que não havia risco de rompimento do reservatório. O prefeito disse que o rompimento pegou a cidade de “surpresa” e relata que a situação é desesperadora.