segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vereador sobralense foi ameaçado de morte por policial civil

Neste final de semana, o vereador Itamar Ribeiro foi vítima do maior abuso de autoridade já sofrido por um membro do Poder Legislativo sobralense.Segundo Itamar, sábado(23), por volta das 9h, foi ao Instituto Médico Legal de Sobral (IML) para tentar agilizar a liberação do corpo de um cidadão que teria sido vítima de atropelamento e estava aguardando a realização da autópsia.
Ao passar pelo estacionamento do IML e perceber um veículo abalroado ali estacionado, Itamar teria perguntado ao policial civil Yuri se aquele teria sido o veículo atropelador, interpelando ainda por que o carro não estaria na Delegacia Regional de Sobral, local competente para receber os veículos nestas condições.
Neste momento, o policial Yuri, que, segundo testemunhas, apresentava sinais de embriaguez, teria sacado uma pistola e apontado para a cabeça do vereador, tendo estendido este ato para alguns familiares do atropelado que se encontravam naquele local, ameaçando atirar caso o edil continuasse com tais perguntas.
Foi então que alguns funcionários do IML tentaram apaziguar os ânimos do policial.Itamar solicitou ao sargento da Polícia Militar de plantão no IML que prendesse em flagrante delito o policial civil Yuri, no entanto, este se negou, alegando que Yuri o mataria se tomasse tal atitude.
O mais impressionante é que a Polícia Militar não prendeu, em flagrante delito, o policial civil Yuri, o que forçosamente nos leva a crer que houve corporativismo por parte de alguns integrantes da Polícia.
Como podemos observar, o policial civil Yuri, ao sacar uma arma e apontar para o vereador Itamar Ribeiro, afrontou também indiretamente todo o Legislativo sobralense, bem como, todas as instituições democráticas da República.Ora, um vereador é uma autoridade e, como tal, quando estiver defendendo os interesses do cidadão, ou seja, quando fizer uso de suas atribuições de edil, deve ser tratado como uma instituição, merecendo o respeito que a Lei exige para com o Poder Legislativo Municipal.

No meu entender, a Câmara Municipal de Sobral, o Ministério Público, como defensor das instituições democráticas, o Secretário de Segurança Pública do Ceará e, por que não dizer, o próprio Governador, deveriam agir, com urgência e rigor, no intuito de assegurar uma punição exemplar e justa ao policial Yuri, como forma de coibir que abusos desta natureza se repitam. fonte:sobralidadetotal