quarta-feira, 29 de junho de 2011

IRREGULARIDADES NA SAÚDE DE SOBRAL FAZ MINISTÉRIO SUSPENDER VERBAS

O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de verbas a 337 cidades brasileiras após detectar irregularidades nos registros de profissionais que atuam nos programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes de Saúde.

No Ceará, 13 cidades foram incluídas na medida, inclusive cidade de Sobral. As outras são: Barbalha; Catunda; Chaval, Fortaleza; Iguatu, Jardim; Jucás; Missão Velha; Morada Nova; Santa Quitéria; São Benedito e Tauá.

A decisão exposta na portaria nº 1.465 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (27). No documento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que a medida foi tomada pela “existência de irregularidades no cadastramento de profissionais da Saúde da Família no SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).

Segundo o Ministério, o problema mais comum é a duplicidade de agentes na folha de pagamento dos programas. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a suspensão é proporcional à quantidade de equipes e agentes que apresentaram problemas.