domingo, 26 de maio de 2013

SEU BOLSO: PARTIDOS QUEREM CRIAR MAIS 410 MUNICÍPIOS

José Ivanildo guia a carroça onde transporta carne, sem refrigeração, para o distrito de Curral Novo (PE): para o vaqueiro e açougueiro, a emancipação pode significar construção de um matadouro na localidade. Foto de Hans von Manteuffel

Dezessete anos depois de uma emenda constitucional ter retirado dos estados o poder de decidir sobre emancipações, um projeto de lei complementar (PLC), a ser votado na Câmara dos Deputados no próximo dia 4 de junho, pode devolver às Assembleias Legislativas a autonomia de criar novos municípios. Se a porteira for novamente aberta, o país poderá ganhar até 410 novos municípios, elevando para quase 6 mil o número de cidades brasileiras — hoje já são 5.570.
A despesa dessas 410 cidades poderia chegar a R$ 8 bilhões por ano, uma vez que haveria uma redistribuição das verbas da principal fonte de financiamento dessas cidades, que é o Fundo de Participação nos Municípios (FPM).
Pelo projeto, após a sua aprovação caberá a cada localidade convocar a população para que vote no plebiscito e decida se deseja a criação do novo município. (Informações de O GLOBO - Daniel Biasetto, Cássio Bruno e Igor Ricardo)
Aqui: Continue lendo. Matéria na íntegra