quarta-feira, 26 de junho de 2013

VEVEU ARRUDA APRESENTA NA CÂMARA O NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE DE SOBRAL

A Câmara Municipal de Sobral recebeu, na sessão desta terça-feira, 25, o Prefeito Veveu Arruda, que acompanhado do Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares, do Chefe de Gabinete Municipal, Luciano Arruda, e de secretários municipais, apresentou publicamente o projeto do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), proposta revolucionária que vai mudar completamente a forma de locomoção urbana da cidade.
O Sistema, elaborado por especialistas, é resultado de aprofundado estudo sobre as necessidades da população em relação ao seu deslocamento diário, não somente ao Centro da Cidade, mas a outros bairros. O Prefeito Veveu Arruda reconhece que o “que é oferecido hoje aos sobralenses não atende suas reais necessidades, e que a precariedade desse serviço compromete completamente o fluxo de pessoas diariamente, que se deslocam para os mais variados pontos de Sobral, principalmente para seus trabalhos”.
Hoje, Sobral conta com 3 linhas de transporte coletivo com destino ao Centro, e aos bairros Sinhá Sabóia, Cohab III e Sumaré, com uma frota de apenas 5 ônibus e 9 vans. Cerca de 4.500 passageiros circulam por dia, nesses veículos, o que representa uma abrangência de 62% da cidade, segundo o levantamento feito por especialistas no assunto, que comprovaram, ainda, que o nível do serviço oferecido é deficiente, inadequado e prejudica a trafegabilidade diária.

A proposta do Sitrans é criar uma integração direta com o atendimento que será oferecido pelo VLT, com sincronização de horários, o que vai permitir que o passageiro pague apenas uma passagem ao se deslocar usando as duas conduções.
O VLT cobrirá duas linhas (norte e sul), num total de 13,2km de extensão, com 5 Veículos Leves Sobre Trilhos, com 2 vagões, cada (com capacidade máxima de 100 pessoas por vagão), percorrendo 12 estações de integração. Os midiônibus vão complementar esse atendimento, com 9 linhas entre os bairros e 3 linhas circulares percorrendo o Centro, passando por 12 estações.
Serão 26 carros (dois reservas) com capacidade para 30 passageiros, cada; seguindo o modelo adequado de atendimento à população, conforme o resultado apresentado dos estudos de locomoção urbana, que levaram em consideração, entre outros fatores, a demanda pelo transporte coletivo e os itinerários, com tempo de viagem compatível com o VLT (cerca de 15 minutos).
O Prefeito Veveu Arruda apresentou o mapeamento com toda a extensão do serviço a ser oferecido na cidade, e a estimativa de demanda pelo novo Sistrans, que prevê acréscimo, em 1 ano de funcionamento, de 20% com 6 mil passageiros por dia. O que em 2018, com a expansão dos espaços habitados (através de programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida) chegaria a uma demanda pelo serviço de 8 mil pessoas sendo transportadas diariamente.
O custo de implantação do Sitrans tem orçamento de cerca de R$ 25.638,00, incluídos a frota de veículos, abrigos, urbanização do entorno das estações, 4 terminais nos bairros e sinalização.
Ao esclarecer dúvidas dos vereadores e participantes da sessão, sobre a implantação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo, o Prefeito informou a todos que o projeto, que será submetido aos vereadores para posterior análise, será, ainda, apresentado à população em audiências públicas a serem realizadas nos bairros (seguindo calendário a ser elaborado), “para que este novo avanço no atendimento do transporte urbano de Sobral seja do conhecimento, análise e aprovação de todos”. (Blog do PMS)