segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

INTA É CONTEMPLADO COM 105 BOLSAS DO PROGRAMA PIBID

Recentemente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado final do edital n°61, referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Entre os 284 projetos institucionais de iniciação à docência selecionados, está o das Faculdades INTA, contemplado com 105 bolsas, sendo 35 para o Curso de Educação Física, 35 para História e 35 para Pedagogia. As bolsas auxiliarão no aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas de educação básica.

Com este edital, o programa deve alcançar a concessão de 87 mil bolsas, sendo que 10 mil delas serão destinadas, pela primeira vez, a alunos de licenciatura do Programa Universidade para Todos (ProUni) e aos professores envolvidos na sua orientação e supervisão. O início das atividades dos projetos será até março de 2014.

Sobre o PIBID
O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.