sexta-feira, 28 de março de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE PPP DO PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira (28/02), a partir das 14h30, audiência pública para debater possível parceria público-privada de gestão do Parque Nacional de Jericoacoara. O debate, solicitado pelo deputado Antonio Carlos (PT), será no Auditório Murilo Aguiar.
“Precisamos discutir sobre esse assunto”, observa Antonio Carlos. De acordo com a proposta do Governo Federal, seria criada uma Unidade de Conservação, em parceria com a iniciativa privada, para preservar o parque, com controle e fiscalização do acesso de pessoas e veículos, a exemplo do que acontece em Fernando de Noronha. O objetivo seria diminuir os impactos no ao meio ambiente.
Antonio Carlos entende que o debate contribui para diminuir as dúvidas da população e para que seja encontrada a melhor opção para Jericoacoara. “A praia e a cidade precisam ser preservadas, por isso o Poder Público tem que criar mecanismos para absorver adequadamente a demanda crescente do turismo”.
Distante 300 km de Fortaleza, o Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002. Com área total de 8.850 hectares, abrange os municípios de Cruz e de Jijoca de Jericoacoara. Segundo estimativas da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), o local recebe, aproximadamente, 500 mil turistas por ano. (AL-CE)