segunda-feira, 23 de março de 2015

AL UTILIZA A TECNOLOGIA PARA DEMOCRATIZAR O ACESSO AO PROJETO ALCANCE

Os alunos do Projeto ALcance, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), ganharam, desde o começo do mês de março, uma nova ferramenta para acompanhar as aulas em tempo real: a internet .
A ideia de compartilhar as aulas na internet, democratizando o acesso desse conteúdo a milhares de jovens no País todo, foi da chefe da Coordenadoria de Planejamento e Informática da Assembleia Legislativa, Luana Pontes, que, no ano passado, começou a trabalhar no projeto. A ideia virou realidade e, hoje, para acompanhar as aulas do ALcance em qualquer parte do Ceará e do mundo, é necessário apenas que o estudante ou a escola tenham um computador e um link de internet.
Luiz Eduardo Lima e Silva, chefe em exercício da Coordenadoria de Planejamento e Informática da AL, disse que a iniciativa, que teve o apoio da Unipace, da TV Assembleia e da Coordenadoria de Comunicação Social, “reduziu custo e aumentou em muito a abrangência do projeto Alcance”.     
Ele explicou ainda que o sistema “stream”, utilizado pela informática, otimiza o formato dos arquivos capturados pela câmara da TV Assembleia e envia esses arquivos para o computador do Departamento, que codifica automaticamente as informações e joga na internet.       
O projeto ALcance é uma iniciativa da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), e é destinado aos alunos da rede pública de ensino que estejam cursando ou concluíram o 3° ano do ensino médio. As aulas são ministradas todos os sábados, das 8 às 12h. (AL/CE)