terça-feira, 22 de dezembro de 2015

EM NOITE HISTÓRICA, GOVERNO DO ESTADO PROMOVE 321 POLICIAIS MILITARES EM ITAPIPOCA

O Governo do Estado continuou, na noite desta segunda-feira (21), a série histórica de promoções dadas aos militares da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar, percorrendo as principais cidades do Estado. Desta vez, o governador Camilo Santana realiza a promoção de 321 policiais militares que foram assistidos por seus familiares, conterrâneos e admiradores na Praça Perilo Teixeira - local que abriga a Catedral Nossa Senhora das Mercês, igreja matriz, ponto histórico e padroeira da cidade de Itapipoca, a 126 km da Capital.
"Não há como mensurar o tamanho e o impacto que essas promoções têm dado e darão para todo o Ceará. São comércios abertos com mais segurança. São costureiras que se movimentaram por fazerem os fardamentos vestidos para este evento. São famílias de militares, mas principalmente as famílias cearenses de todos os municípios que sentiram a presença de um policial estimulado ao seu trabalho. Estruturamos este momento desde a minha entrada no Governo do Estado", frisou o governador.
R151221 PROMO PM ITAPIPOCA MG 4936Camilo fez menção à lei assinada em 22 de abril que permite as promoções, aprovada com unanimidade pela Assembleia Legislativa, e sancionada por ele no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. Com a lei, foi instituído um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. Com a aprovação da lei, só neste ano, serão promovidos 8.891 militares.
O município é o quinto a conceder a solenidade de promoções, dentro da série de dez cerimônias que o Governo do Estado realiza entre 16 e 23 de dezembro. Com isso, a cidade é uma das que contemplam os 2.721 servidores da segurança pública que serão promovidos em todo Interior. Na Capital, foram dadas novas patentes a 5.482 servidores da Polícia Militar e 561 do Corpo de Bombeiros. Sem existência da lei, apenas 29 militares seriam beneficiados em 2015 em todo o Estado. As cerimônias ainda passarão por Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá.
Entre os promovidos está a sargento Edenice Lima, de 45 anos. Antes como cabo, a militar esperava a quatro anos por sua promoção. Ela disse estar feliz por realizar um sonho. "Eu realizo um sonho. O sonho de ver minha mãe, de 81 anos, em pôr as faixas de condecoração em meu fardamento. Sinto-me reconhecida e ainda mais orgulhosa por ser mãe, mulher e fazer parte da corporação Polícia Militar. Há uma melhora em todos os sentidos, além da questão financeira que incrementa em nossa família, mas na motivação do trabalho", confessou a praça.
Além da praça, o oficial major Jorge Marinho, que tem 15 anos de corporação, já esperava ansioso por sua promoção. Agora, o então capitão, tem a certeza que pode contribuir ainda mais com a sociedade cearense. "A esperança já estava distante em receber essa promoção, mas jamais morta. Fazer-me presente neste momento único é ter a certeza que é possível acreditar no fruto do seu trabalho. Sei agora da minha responsabilidade, mas quero aliar ainda mais a minha vontade de fazer uma corporação ainda mais eficaz", disse o major.
Para o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social, a solenidade marca uma ação histórica, mas traz também ainda mais responsabilidades a instituição. "Saúdo todos os moradores desta cidade que são os que serão diretamente beneficiados com essas promoções, pois, com essas promoções, temos a responsabilidade de dar um serviço de ainda mais excelência e eficiência. Quando assumi a pasta da segurança pública, uma das minhas primeiras atribuições eram os de valorizar os profissionais militares. Ouvimos, analisamos e discutimos todas as solicitações dos servidores e suas entidades, trazendo o diálogo como nosso principal norte. O Governo do Estado assume, com muita coragem - mesmo em um ano de desafios -, o compromisso de trazer a corporação para o centro das organizações do Estado", ressaltou o secretário.
Já o coronel Geovanni Pinheiro, comandante da Polícia Militar, relatou que a promoção não apenas refletirá na ascensão dos servidores, mas também na confiabilidade dos cearenses. "Seremos sempre agradecidos por esse ato de coragem, bravura e altruísmo. Temos homens e mulheres orgulhosos dos seus feitos e, agora, mais honrados em serem agraciados por essa promoção. Não se trata de apenas um ato interno de ascensão profissional, mas de uma maior aceitação da sociedade e de uma energia renovada para corporação", pontuou o comandante.