quarta-feira, 25 de outubro de 2017

SOLENIDADE NA AL COMEMORA OS 20 ANOS DO PRIMEIRO TRANSPLANTE CARDÍACO NO CEARÁ

Solenidade comemora os 20 anos do primeiro transplante cardíaco no Ceará
A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (25/10), às 18h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 20 anos do primeiro transplante cardíaco realizado no Ceará. A solicitação atende requerimento do deputado Leonardo Pinheiro (PP) e subscrito pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB).
O procedimento ocorreu no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes - Hospital de Messejana. De acordo com Leonardo Pinheiro, o transplante foi o primeiro dos 392 já realizados até hoje na unidade - sendo 22 transplantes somente esse ano.
 "O Hospital também se tornou referência ao receber, em 2008, de forma pioneira no País, dispositivos de assistência mecânica voltadas para pacientes com problemas cardíacos graves à espera de transplantes", ressaltou o parlamentar.
Durante a solenidade serão homenageados o primeiro transplantado cardíaco, Antônio Pereira de Moura, e o primeiro transplantado pediátrico, Francisco Wellington Tomé de Chagas; e o diretor do Hospital de Messejana, Frederico Augusto de Lima e Silva.
Também recebem homenagem o coordenador da Unidade de Transplante, Insuficiência Cardíaca e Assistência Circulatória do Hospital de Messejana, João David de Souza Neto; o coordenador Cirúrgico de Transplante Cardiaco e coordenador da Tutoria em Transplante Cardíaco, Juan Alberto Cosquillo Mejia, entre outros profissionais e autoridades da área de saúde.