quarta-feira, 21 de novembro de 2018

MPF QUER COIBIR ABUSOS EM ELEIÇÃO PARA OAB NO CEARÁ



Foto da reunião
O Ministério Público Federal (MPF) quer coibir abusos nas próximas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE). O MPF recebeu denúncias de que na última eleição, realizada em 2015, manifestantes de chapas assediaram eleitores e realizaram propaganda nos locais de votação.

Em reunião realizada na terça-feira (20) na sede do MPF em Fortaleza, representantes de chapas que participam do pleito manifestaram preocupação com a falta de controle do processo eleitoral, principalmente com o dia da votação – 28 de novembro.

A reunião foi convocada para discutir providências a fim de aperfeiçoar o procedimento eleitoral para a escolha de dirigentes e membros de conselhos da Ordem. O procurador da República Alessander Sales, que conduziu a reunião junto com o procurador da República Alexandre Meireles, diz que o MPF busca ainda evitar o cometimento de abusos que violem as normas do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e que possam interferir no exercício do direito de sufrágio por parte dos advogados aptos a votar.

Apesar de convidadas, a Presidência da OAB-CE e a Comissão Eleitoral não enviaram representantes. Das cinco chapas que disputam as eleições, três estavam presentes e apresentaram sugestões de medidas de aperfeiçoamento do pleito que serão avaliadas pelo MPF. O órgão vai convocar a Comissão Eleitoral para uma nova reunião a fim de conhecer o que já foi feito para garantir a regularidade do pleito.