terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

JANELA PARTIDÁRIA MOLDA PRÓXIMAS ELEIÇÕES


Por Hérica Nunes Brito*

No pleito municipal deste ano, há muitos cenários políticos assemelhados a verdadeiros jogos de xadrez. O principal é a janela partidária.

O próximo prazo do calendário eleitoral, entre 7 de março e 5 de abril, se traduz numa jogada de mestre que reflete diretamente nas chapas proporcionais em que os vereadores de mandato, que pretende renovar, e a que inicialmente disputará devem estar ainda mais atentas, uma vez que a escolha do partido numa chapa competitiva, por vezes em coligação majoritária federativa, será crucial para uma eleição exitosa, além de apresentar-se como decisão estratégica que pode moldar o cenário político local.

Fica, então, o alerta à vereança consultar juridicamente as mais diversas e possíveis jogadas desse xadrez, quanto aos cálculos da distribuição de vagas, conforme dados dos tribunais eleitorais nas últimas eleições municipais, considerando a importância da suplência, porque como consequências do resultado das eleições municipais, virão os acertos quanto aos cargos do executivo, que se misturam com os da disputa da eleição das mesas diretoras das câmaras de vereadores.

Cairá no colo dos atentos as jogadas que envolvem os complexos planos desse cenário político municipal, tão atípico no próximo pleito, onde o xeque-mate está batendo às portas das decisões na janela partidária.

*Advogada eleitoralista