O selo é uma iniciativa pioneira do Legislativo cearense, promovida por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, em parceria com o Governo do Estado, e com apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), que visa reconhecer as gestões municipais que atuam alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança.
Conseguiram pontuação Prata os municípios de Crato, Irauçuba e Sobral, enquanto os municípios de Boa Viagem, Camocim, Capistrano, Itaitinga, Itapipoca, Mauriti, Pires Ferreira, Russas e Tauá receberam a premiação na categoria Bronze. Os municípios de Madalena e Eusébio ficaram muito próximos à pontuação exigida pela comissão do Selo e receberam uma menção honrosa.
“Quero parabenizar todos os prefeitos que servem de estímulo para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Esta é mais uma ação que merece destaque, entre tantas outras da Mesa Diretora desta Casa, nos últimos quatro anos. O que mais me chamou atenção nesta gestão foi a visão de descentralização de grandes projetos desta Casa para outras regiões do Ceará. Hoje, temos um braço permanente da Alece no Cariri e queremos muito que o Selo Alece ESG também seja um desses projetos”, afirmou Santana.
“Ao instituir o Selo, a Alece torna nosso Estado referência nas políticas socioambientais e de governança. Todos os dias enfrentamos desafios sociais, ambientais e econômicos que demandam um equilíbrio do desenvolvimento econômico e a responsabilidade ambiental. Faço um agradecimento aos prefeitos que estão levando aos seus municípios as boas práticas. Um bom gestor precisa ter esse olhar para transformar a vida das pessoas”, afirmou Cristiane Leitão.
A secretária do Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire, disse que falar da Pasta que comanda é falar do futuro, sustentabilidade e acessibilidade. Segundo ela, a luta pela justiça social caminha junto com a luta pela justiça ambiental e pontuou que ESG não é mais uma tendência, mas uma exigência de um mundo que clama por mudanças.
“Nos últimos anos, o planeta tem enfrentado desafios sustentáveis e sociais sem precedentes. Precisamos construir uma proposta que fortaleça essa política para conseguirmos driblar essa crise climática. O Selo Alece ESG é reflexo da política de transformar o Ceará em um estado mais sustentável, responsável para as próximas gerações e capaz de enfrentar os desafios do futuro”, disse Vilma Freire.
HOMENAGEADOS
Compuseram a mesa a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão; a secretária-executiva da Casa Civil, Joelise Collyer; a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará, Vilma Freire; o superintendente Estadual do Meio Ambiente, Carlos Alberto Mendes; e a prefeita de Madalena, Maria Sônia de Oliveira Costa.
A primeira-dama da Alece recebeu uma homenagem do Comitê de Responsabilidade Social durante a cerimônia de premiação. Cristiane Leitão agradeceu dizendo que o Selo havia sido construído por muitas mãos de servidores de todos os setores da Casa.