terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CAIXA ECONÔMICA COMPLETA 149 ANOS

A Caixa Econômica Federal completa nesta terça-feira, dia 12 de janeiro, 149 anos de existência. Nessa mesma data, em 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, criando a Caixa Econômica e Monte de Socorro, instituição que ao longo dos tempos manteve forte atuação social e identificação com a classe trabalhadora.
A história registra que os primeiros produtos oferecidos à população foram a poupança e o penhor, sempre com o objetivo de oferecer segurança e tranquilidade a quem dispunha de economias para guardar ou necessitava de empréstimo a juros acessíveis. Ao longo dos anos, a Caixa acompanhou ativamente o desenvolvimento brasileiro, ampliando a área de atuação e se tornando a instituição líder no crédito imobiliário e agente de políticas públicas dos principais programas sociais do governo federal, como o PIS, FGTS, Seguro-Desemprego e Bolsa-Família. Sem esquecer as origens históricas, a Caixa é líder em Poupança, com 34% de mercado. O banco que captava a economia dos escravos para compra de alforria continua batendo recordes, conforme os dados registrados em dezembro.
A Caixa fechou 2009 com a maior captação da história: R$=2,72 bilhões, com um saldo total de R$=108, 5 bilhões. Presente em todos os muncípios brasileiros, com a colaboração de cerca de 81 mil empregados, a CAIXA comemora o aniversário com 2.083 agências.