quarta-feira, 23 de março de 2011

DEPUTADO DESTACA PAPEL EDUCACIONAL E CULTURAL DOS MUSEUS DE SOBRAL

O deputado Teodoro Soares (PSDB) destacou na sessão desta quarta-feira (23) da Assembleia Legislativa, a importância de dois museus para a história de Sobral, principal município da região norte do Ceará. Para ele, os equipamentos reforçam a importância da educação na cidade.
Inicialmente, Teodoro citou o Museu Dom José. Criado em 1951, o prédio homenageia Dom José Tupinambá da Frota, religioso formado pela Faculdade Gregoriana e que ocupou o cargo de bispo da Diocese de Sobral durante 43 anos. Antes, era pároco da cidade. “Ele deu grande impulso a Sobral. É considerado o segundo construtor do município”, explicou.
O tucano informou que, no próximo dia 29, o Museu completa 60 anos e é considerado o quinto maior em arte sacra do País. “É referência para o Brasil”, disse, divulgando exposição do artista Campelo Costa nos dias 5 e 6 de abril, em Sobral, para comemorar a data.
O parlamentar também enalteceu o Museu Madi, projetado em meados de 1940 para receber obras de artistas que trabalham com quatro elementos: movimento, abstração, dimensão e imaginação. Conforme Professor Teodoro, o equipamento está fechado para reforma. Uma cheia do rio Acaraú comprometeu a estrutura do lugar. “Mas o prefeito me garantiu a reabertura para logo mais”, frisou.
Na análise do deputado, a existência dos dois museus estreita o laço dos munícipes com a cidade. “Educação e cultura marcham juntas. São indissociáveis.