quarta-feira, 9 de março de 2011

DO BLOG DE OMAN CARNEIRO: A PRESENÇA FEMININA COMO SÍMBOLO DE IMPORTANTES LUTAS

O Dia Internacional da Mulher surgiu da necessidade de lembrarmos as lutas e as conquistas da força feminina por seu espaço nos campos social, econômico e político.
Mas ainda são muitas as demandas a serem atendidas em prol do bem estar da mulher. No combate à violência doméstica, a Lei Maria da Penha tem sido um forte instrumento de apoio às mulheres que sofrem a agressão de seus companheiros, pais e irmãos, mas ainda impera um crescimento negativo em todos os níveis de abusos e homicídios. Nesse aspecto, também são muitos os municípios brasileiros que ainda não tem implantada uma Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, bem menos os que contam com Defensorias Públicas da Mulher e Casas Abrigos que ofereçam efetiva assistência para o resgate da mulher em situação de risco da violência doméstica.

Os serviços de saúde para a mulher também apontam para uma grande luta que precisa ser enfrentada, no sentido de fazer com que os municípios invistam na construção de equipamentos e na prevenção do câncer de mama e do cólo uterino, ambos tratáveis desde que com o imediato diagnóstico.

Outra batalha que urgencia a união das mulheres está no tocante à sua representatividade no poder público e na política. Elegemos em 2010 uma mulher para a Presidência do Brasil, porém é grande a desproporção dessa representatividade na Câmara Federal, no Senado, nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, quando em muitas, a exemplo de Sobral, a presença feminina inexiste.

Na semana em que comemoramos a importância da mulher na família e na sociedade, em nome do PRB Sobralense, parabenizo as mulheres brasileiras, em especial, as cearenses, que encaram ativa e heroicamente um cotidiano de muitos desafios.
Fonte: Blog do Oman Carneiro