sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PRIMEIRA ETAPA DO AEROPORTO DE JERICOACOARA ESTÁ 80% CONCLUÍDA

A primeira etapa da obra do aeroporto de Jericoacoara, referente à construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi, encontra-se com aproximadamente 80% do projeto de terraplanagem concluído, o que permitirá em breve a execução das outras partes do projeto de construção como pavimentação, drenagem e balizamento noturno.
A obra está sendo realizada pelo consórcio CONTERN-SBS. A previsão é de que esta etapa seja entregue até o final do primeiro semestre de 2012. De acordo com o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo (foto), o investimento da primeira fase de R$ 44 milhões tem recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo. Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento está sendo instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros do centro de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.
Projetado para ser um dos principais vetores do turismo no Ceará, o Aeroporto de Jericoacoara, com capacidade de 1,2 mil vôos/ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.
(Assessoria do DER)