segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SOBRAL TEVE O 8º MELHOR ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Por : Raimundo Filho
Auditor Fiscal da SEFAZ/CE
Mestre em Economia UFC



Recente pesquisa do índice FIRJAN de desenvolvimento municipal (IFDM), criado pelo Sistema FIRJAN ( Federação das Indústrias do Rio de Janeiro,Centro Industrial do Rio de Janeiro,SESI e SENAI) para acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão das prefeituras, revelou nos dados de 2009 (mandato do prefeito Leônidas Cristino), que a cidade de Sobral apresentou o 8º melhor desempenho desenvolvimentista nas áreas contempladas pelo índice FIRJAN,dentre todas as cidades do norte e nordeste do Brasil.



O índice FIRJAN considerou três áreas de desenvolvimento – Saúde, Educação e Emprego & Renda– baseado em dados constantes no Governo Federal,mais especificamente,nos Ministérios do Trabalho e Emprego,Educação e Saúde.Essas três características têm peso igual na formulação do IFDM, que é descoberto a partir da média aritmética simples dessas vertentes básicas em termos de desenvolvimento,consoante dispõe a ONU.



É didático salientar que as estatísticas oficiais mais recentes que estão disponíveis são do ano de 2009, e que a metodologia do estudo levou em consideração,dentre outros aspectos; o mercado formal de trabalho,a qualidade da educação do ensino fundamental e da educação infantil( considerando-se ,inclusive, o resultado do IDEB) e a atenção básica à saúde.



O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias de desenvolvimento: Baixo (de 0 a 0,4); Regular (0,4001 a 0,6); Moderado (de 0,6001 a 0,8) e Alto (0,8001 a 1).



Apesar de ser a região com o maior número de municípios no país, total de 1.793, o Nordeste figura com a menor participação entre os 500 maiores IFDM's de 2009: 0,6%, atrás da região Norte, que aparece com 0,7% de seus 449 municípios.



Apenas 13 municípios das duas regiões;Norte e Nordeste, incluindo nove capitais, estão presentes na lista dos 500 melhores IFDM's de 2009,no Brasil.



Nesse contexto há de se ressaltar a performance obtida pela cidade de Sobral,que se manteve presente nesse seleto grupo de cidades brasileiras,tendo obtido os seguintes resultados:IFDM geral de 0,7881( que como vimos é o resultado da média aritmética simples da tríade Saúde,Educação e Emprego & Renda,que apresentaram em suas respectivas áreas de desenvolvimento os seguintes índices setoriais ;Saúde=0,8906,Educação=0,8079 e Emprego & Renda=0,6658).



Observe-se,ainda,que o desempenho alcançado no município de Sobral, no IFDM/2009, é o 8º melhor de todas as cidades do Norte e Nordeste do Brasil,mantendo-se atrás apenas das cidades de Palmas(TO),Teresina(PI),Eusébio(CE),Recife(PE),Natal(RN),Porto Velho(RO) e Aracajú(SE).



No ranking nacional,do total de 5.564 municípios,a cidade de Sobral mantém-se ocupando a 299ª posição,compondo a representação cearense no grupo dos 500 melhores índices de desenvolvimento municipal do país ao lado das cidades de Eusébio(165ª posição),Fortaleza (330ª posição) e Maracanaú(376ª posição).



No que concerne ao ranking geral do IFDM/2009,no Estado do Ceará,Sobral ocupa a 2ª colocação,tendo a sua frente apenas o município de Eusébio,por conseguinte superando o índice obtido por Fortaleza.



Parabéns Sobral!



Nota importante: As informações inerentes ao presente texto foram extraídas da recente publicação do Sistema FIRJAN (CIRJ,SESI,SENAI e IEL).Ano Base:2009.Ano 4/2011.