O Guia
Digital do Militante. Esse é o nome do manual produzido pelo PT e
disponibilizado para candidatos e militância de todo país com orientações para
a campanha nas redes sociais e na internet. Segundo o site Terra de notícias, a
ideia é repetir o sucesso nas redes sociais alcançado em 2010 com o “Dilmaboy”.
O guia
traz informações sobre como compartilhar vídeos no Youtube. "Se inscreva
no canal do seu candidato e diga que 'gostou' dos vídeos. Assim como no
Facebook, a participação nos comentários aqui também é fundamental. Vídeos
criativos sempre são bem-vindos. Faça seu diário de campanha (vlogger); filme
eventos de campanha; entreviste militantes e, se der, faça tanto sucesso com
seus vídeos quanto o Dilmaboy, manifestação espontânea da militância que virou
um dos assuntos mais falados na última campanha presidencial", diz a
publicação.
Para
acessar o documento, que traz informações sobre a utilização de redes sociais
como o Facebook e Twitter, é necessário se cadastrar. O documento também
orienta os internautas a como distinguir as pessoas que apenas querem fazer
provocações na comunidade, “através de mensagens controversas ou
irrelevantes", os chamados “trolls”. O manual também informa como
conquistar novos eleitores e como ser um divulgador das candidaturas.
"Você deve seguir lideranças do partido no seu estado, seguir alguns
seguidores desta liderança, mas deve falar também com as pessoas que não estão
nesta rede mais 'vermelha', se não você vai falar com quem sempre fala, a
militância do partido. Você precisa conquistar outros possíveis
eleitores", diz um trecho do guia.