A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult), e do Instituto ECOA, com apoio do Governo do Estado, realizará nessa quarta-feira, 19, na margem esquerda do Rio Acaraú, o 17° Festival de Quadrilhas Juninas de Sobral, que traz o tema “Sobral Cidade Junina”.
A Secretaria da Cultura e do Turismo (Secult) promete, para os 4 dias de festividades, muito arrasta pé e beleza, na disputa que reunirá, na Cidade Cenográfica, 13 grupos juninos. O calendário com a programação foi apresentado à imprensa pela secretária da Secult, Eliane Leite, na sexta-feira, dia 14.
Este ano, a Secult resolveu priorizar as apresentações de grupos e artistas locais, que vão se encarregar de manter a alegria no evento, que é um dos mais esperados do nordeste. O Show de abertura do 17º Festival de Quadrilhas Juninas será dos violeiros Antônio Pontes e João Batista Duarte, que subirão ao palco às 18h30.
Às 19h haverá uma Mostra de Quadrilhas Infantojuvenis, seguida da primeira disputa da competição, com apresentação das quadrilhas “Pegada Quente” e “Luar do Sertão”. A Banda Forró Estourado encerrará a primeira noite de festividades juninas.
Além das apresentações das quadrilhas e bandas musicais, os visitantes da Cidade Cenográfica vão poder circular por um espaço seguro, com o apoio da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, para aproveitarem o máximo o que a Cidade Junina poderá oferecer com a Casa da Moda: ponto de comercialização dos vendedores do Mercado Central, que poderão negociar seus produtos, aos visitantes; a Casa da Gastronomia, que vai oferecer o melhor da comida regional, característica do Município; Casa do Patativa do Asssaré, uma homenagem ao grande poeta nordestino, que terá um local de divulgação de sua produção artística; a Casa do Artesão, com a exposição e comercialização da arte popular local; a tradicional Bodega, tão presente na vida do pequeno comerciante do interior nordestino, além de uma Igreja, erguida no centro da Cidade Cenográfica.
Outra novidade, é que entre os dias 20 e 30 deste mês, a Cidade Cenográfica ficará aberta para visitação de alunos da Rede Municipal de Ensino, de acordo com calendário e ser acertado com as escolas.