Os shopping centers tiveram o pior Natal em cinco anos, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Considerando-se lojas que já estavam funcionando em 2012, o faturamento ficou estável com relação a 2012.
Levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) divulgado nesta quinta-feira (26) aponta que o setor teve, em 2013, o pior movimento do período natalino registrado nos últimos cinco anos. Considerando-se lojas que estavam em pleno funcionamento no ano passado, o faturamento deste ano ficou estável com relação ao apurado em 2012.
Os motivos desse resultado ruim, segundo a Alshop, foram o aumento da inflação, o crescimento do endividamento das famílias e a alta do dólar, entre outros.
A inauguração de novas lojas e shopping centers pelo país, porém, fez com que, de forma geral, o faturamento dos shopping centers subisse 5% no período. Nesse cenário, o setor que registrou a maior alta foi o de perfumaria e cosméticos, cujas vendas cresceram 10% na comparação com 2012.
Em seguida aparecem óculos, bijuterias e acessórios (alta de 9%) e joias e relógios (9%). O setor de brinquedos teve alta de 5%. Logo depois aparecem eletroeletrônicos e eletrodomésticos (4%), calçados (3%) e vestuário masculino e feminino (2%).
UOL.