sexta-feira, 31 de outubro de 2014

AUDIÊNCIA DEBATE MOBILIZAÇÃO PELA 6ª EDIÇÃO DO OUTUBRO ROSA

A Assembleia Legislativa do Ceará promoveu, no segundo expediente da sessão plenária desta sexta-feira (31/10), uma audiência pública em alusão a 6ª edição do Movimento Outubro Rosa no Ceará, com o lema “Da minha saúde eu cuido, faço minha parte”.
Presidindo a audiência, a deputada Fernanda Pessoa (PR) homenageou as mulheres que, de forma corajosa, enfrentam o câncer, e parabenizou os veículos de comunicação pela divulgação de matérias que abordaram o assunto durante o mês de outubro. “Vocês, queridas, são guerreiras da vida e estão com o corpo cheio de desejo para viver cada vez mais. Quero aqui destacar que essa luta precisa se intensificar durante todo o ano. O mês do Outubro Rosa acabou, mas agora chega o Novembro Azul, que visa conscientizar todos os homens sobre o câncer de próstata. Vamos todos unir forças contra o câncer”, declarou a parlamentar.
Presente no debate, o deputado Professor Teodoro (PSD) classificou o evento como um momento importante para conscientizar e informar a sociedade em geral sobre o combate ao câncer.
A coordenadora geral do Movimento Outubro Rosa no Ceará, Valéria Mendonça, frisou que o movimento do Ceará tem sido referência nacional pela sua estrutura. “Nosso movimento social não se limita só ao laço, camisa e caminhada. Nosso compromisso é impactar nas políticas publicas. Nossa luta é todo dia, envolvendo educação popular em saúde, intersetorialidade, e a garantia das leis que assistem as pacientes e o incentivo ao cuidado da nossa própria saúde”, ressaltou Valéria.
Foram homenageados com placas comemorativas a coordenadora do sindicato dos empregados no Comércio de Fortaleza, Francisca Helenice Perereira; o secretário Executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Jurandir Frutuoso Silva; a Dra Maria Gressy Soares de Farias; o coordenador de Idosos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, coronel BM Sérgio Gomes Cavalcante, e o vereador de Fortaleza, José Iraguassu Teixeira (PDT).
A professora adjunta da UFC, Dra Francisca Ana Martins Carvalho; o professor da faculdade de Medicina da UFC, Dr Luiz Odorico Monteiro Andrade; o mastologista Raimundo José Arruda Bastos; a professora Marlene Soares Pedrosa; a Associação de Motivação Apoio e Renovação; o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Ceará, o Condominio Shoping Benfica, a Prefeitura Municipal de Caucaia e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento em Serviços de Saúde do Estado do Ceará também receberam placas comemorativas.
No hall do Plenário 13 de maio, o serviço médico da Assembleia Legislativa distribuiu folhetos informativos sobre o tratamento do câncer de mama e realizou verificação de pressão arterial.  (AL/CE)