terça-feira, 14 de outubro de 2014

REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA PODERÁ TER O REFORÇO DE TROPAS FEDERAIS

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará poderá solicitar ao TSE o envio de tropas federais para reforçar a segurança no 2º turno das eleições. A iniciativa partiu do procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, que protocolizou no TRE o Ofício nº 9293 (arquivo pdf) (Prot. nº 60.157/2014 – PAD nº 115788/2014), após comunicado à Corte do Tribunal, na sessão desta segunda-feira, 13/10.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a presença de tropas federais seria necessária na Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, além da capital cearense.
A partir deste pedido do MPE, a presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, enviará ofício ao Governador do Estado, Cid Gomes, para que ele se manifeste sobre a necessidade do reforço de tropas federais "para garantir a lisura e a segurança do pleito".
No Ofício, protocolizado no TRE, o procurador Rômulo Conrado, dentre outros fatos, cita: "Tem-se portanto manifesto temor de que venha a ocorrer o cerceamento ao regular exercício das atividades policiais afetas à Polícia Militar. Bem como que novamente seja posta em prática a esdrúxula medida de fixar as viaturas em pontos base e somente permitir que ingressem em circulação a partir do que for determinado pelos órgãos de segurança pública. Por outro lado, tem-se situação de notório acirramento de ânimos considerando o engajamento em campanha eleitoral do candidato Capitão Wagner, candidato mais votado ao cargo de Deputado Estadual, opositor do grupo político liderado pelo Governador Cid Ferreira Gomes".