O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão (PDT), se manifestou sobre um vídeo que circula nas redes sociais, em que o deputado Delegado Cavalcante (PL), durante manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, incita o eleitorado à violência. O parlamentar bolsonarista afirma que se não ganhar nas urnas, “vamos ganhar na bala“.
Evandro Leitão manifestou repúdio a qualquer incitação à violência e ao ódio, e “a manifestações antidemocráticas em tom de ameaça, contra as instituições, a legitimidade do processo eleitoral e a democracia”. Sobre o episódio, o chefe do Poder Legislativo afirmou que a Assembleia tomará as devidas providências cabíveis, quando for representada.
“Reforço que na última terça-feira (6/9), a Assembleia sediou a assinatura de acordo de cooperação entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e partidos políticos constituídos no Estado pelo compromisso com a democracia e combate à desinformação”, destacou. Na última quarta-feira, em evento realizado na Praça Portugal, Delegado Cavalcante fez duras críticas a grupos políticos adversários, e em dado momento afirmou: “se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem, vamos ganhar na bala”, o que foi comemorado pelos manifestantes presentes.
André Fernandes (PL), que também esteve no evento, afirmou que no evento “não houve baderna nem ameaça á democracia”, mas ressaltou que o discurso do colega de partido foi “impensado e aparentemente apenas eleitoreiro”. Segundo disse, nenhum dos organizadores tinha ciência do discurso.
“Somos armamentistas, mas não esbravejamos que usaremos nossas armas para causar guerra. Possuir arma significa ter o direito de se defender, defender sua família e sua propriedade. Isso se chama liberdade”, disse o bolsonarista.
(Blog do Edson Silva)