terça-feira, 30 de março de 2010

DEIXA O HOMEM SE CANDIDATAR!

Por Oman Carneiro
As revelações feitas por Ciro Gomes, esta semana, declarando que o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu usou de ameaças ao Governador Cid Gomes, como uma tentativa de inviabilizar a sua candidatura à Presidência da República, fizeram com que alguns petistas, com pouca expressão política, usassem de xingamentos e ataques para um exíguo espaço na mídia. Falo dos deputados Fernando Ferro e Artur Bruno.
Ora, o PT governou o país em 8 anos, mas apesar dos grandes índices de popularidade do Presidente Lula, saiu com sua imagem manchada e atingiu mortalmente o Estado de São Paulo, através de seus representantes: José Dirceu, José Genoíno, João Paulo Cunha , Sílvio Pereira e Antônio Palocci.
Se o Ciro é, como eles xingaram: 'desequilibrado'; 'falastrão', por quê o PT lhe propõe usar a máquina do governo, querendo insistir que ele aceite lançar uma candidatura sua ao governo de São Paulo? Se toda vez que o Ciro fala 'piora a situação', por quê o PT tem feito de tudo para impedir a sua candidatura à Presidência da República?
Vejamos: em primeiro lugar, o povo brasileiro tem acompanhado a trajetória do Ciro; conhece bem a sua história e sabe que ele [Ciro], por trinta anos, vem se preparando com muita decência na vida pública e hoje dispõe das condições necessárias para tão bem para governar este país. Segundo: todos nós, brasileiros, sabemos que foi o Ciro, quem, em 2002, manifestou importante apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que tinha o desafio de vencer o segundo turno daquela eleição, da qual saiu vitorioso. Terceiro: Ciro foi quem muito ajudou o Presidente Lula para a sua reeleição, em 2006. É dele o respaldo de um bom trabalho quando esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, desenvolvendo importantes projetos, como a transposição do Rio São Francisco e a construção de novas ferrovias no país. Ciro foi ainda o único aliado que não teve medo de defender o Presidente Lula do escândalo do mensalão, ao contrário de muitos petistas, que fugiam e se escondiam até mesmo da imprensa, refugiando-se embaixo de seus birôs, para não declarar que acreditariam no Presidente.
Sobre o Ciro, ainda podemos citar uma vida dignificada na honra e na capacidade de governar, uma trajetória firme com competência, credibilidade e decência, além do bom cumprimento no exercício dos cargos públicos ocupados, cujo nome nunca esteve listado em nenhum ato de corrupção.
Logo, percebemos, então, a falta de coerência nas expressões de desespero citadas por Artur Bruno, que não manifestou a sua voz quando Lula precisou de suas palavras. Quanto aos demais comentários desencontrados, não vejo no Senhor Ferro nenhum valor moral, nem a presença de uma autoridade política para emitir seu 'achismo' sobre o Ciro e menos ainda para questionar os valores de um Homem que está na Política há quase trinta anos, sem nunca ter manchado a sua imagem pública.
Por quê o temor do PT com relação ao Ciro se até já lhe retiraram os grandes partidos, com o objetivo de impedir o fortalecimento de uma aliança partidária em seu favor? Querem, agora, através de comentários ditos por almanaques políticos nada religiosos, também interceptar a sua candidatura dentro do seu próprio partido?
Se o PT não tem a competência de escolher, dentre seus quadros, apesar da popularidade e aceitação do Governo Lula, uma pessoa em condições de concorrer em chances reais a uma possível vitória e para essa disputa precisa tirar o Ciro do caminho, o que podemos esperar, então, desse mesmo partido?
Encerro a presente nota com um prático conselho a esses petistas: "Deixem Homem se candidatar! ".

(Blog do Oman Carneiro)