quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VEREADOR ADAUTO ARRUDA MANDOU BEM NA TRIBUNA: "EXTINGAM-SE OS CALANGOS"

Vale a pena ler o discurso proferido pelo vereador Adauto Arruda ocorrido no último dia 30 de outubro de 2012.
"O vereador é um agente fundamental para que ocorra o controle da máquina administrativa, que é o poder executivo. É ele que estará presente no dia-a-dia do município e que pode ser capaz de conhecer as reais demandas da população local e os problemas que impedem que as políticas públicas atinjam os seus objetivos. Controlar significa verificar se a realização de uma determinada atividade não se desvia dos objetivos. Portanto, a ação do Poder Legislativo municipal na fiscalização dos gastos públicos é fundamental para garantir que a sua aplicação esteja de acordo com os interesses coletivos.
É importante salientar que o vereador quando controla a atuação do gestor público municipal está na verdade cumprindo uma obrigação fixada pelo texto da Constituição Federal Brasileira de 1988, a qual estabelece em seu Art. 31 que a fiscalização do município será exercida pelo Poder Legislativo municipal, mediante controle externo.
Extingam-se os calangos. Que os novos vereadores leiam o Regimento Interno entendendo cada parágrafo, bem como a Lei Orgânica do Município. O Poder Legislativo deve legislar e realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Executivo.
O poder popular é uno e indivisível. O vereador é o membro do Poder Legislativo do município. O vereador elabora, altera ou revoga as leis de interesse para a vida do município.
Como funções atípicas a Câmara municipal tem também competência administrativa e judiciária, pois além de administrar a câmara gerencia seu próprio orçamento, seu patrimônio e seu pessoal. A função judiciária é exercida porque cabe a ela processar e julgar o Prefeito por crime de responsabilidade fiscal. É função do vereador avaliar permanentemente a gestão e as ações do prefeito.
Portanto, caros novos vereadores, deixemos de ser calangos, exerçamos devidamente os nossos papéis, para que fomos eleitos pelo povo. Conforme diz meu velho amigo Chico Albertino de Barros, parece que um dia uma catraca grande vai rodar dentro da uma pequena . Tem dia que a coisa parece que vai acontecer. Não deixemos que isso aconteça.
(...)
Estou me aposentando do BNB no início de 2014 e estarei dando espaço as novas lideranças que no PP poderão surgir na próxima campanha. Irei cumprir fielmente o meu mandato garanto a todos que me deram este voto de confiança e uma liderança nova na família deverá surgir, pois temos quatro novas vertentes, troca de vereador por vereador, empresário por vereador, ex candidato vice prefeito por vereador ou da área da saúde por vereador. Poderá surgir vaga em novo partido ou em partido clorofilado. Este candidato surgirá mais forte do que eu, mais perspicaz do que eu e mais influente do que eu. Qualquer um deles terá na íntegra todo o meu apoio e eu terei tempo integral de explorar todos os espaços, todas as lacunas e todas as oportunidades. Não preciso mostrar nem provar mais nada para ninguém. Não me arrependo em nenhum momento de minhas decisões tomadas, por que elas foram analisadas sabiamente, inteligentes, com aval daqueles que me deram e me dão sustentação, que são os membros de minha família. Já mostrei que sou capaz, que sou eficiente. Já provei que não sou candidato bananeira porque também tenho também grandes e bons amigos, também foram eles agentes catalisadores de votos, foram os principais responsáveis por eu estar aqui novamente.
Assim como dizia o filósofo Manolo:“Os principais momentos de nossas vidas, aqueles inesquecíveis, merecem ser eternizados, sentidos, como se assim tivessem o poder de voltar no tempo e trazer à tona a mágica de um instante”.