sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SUPLENTES DE VEREADOR, DEPUTADO ESTADUAL E DEPUTADO FEDERAL

A composição do secretariado do prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB) abrirá vagas para parlamentares suplentes na Câmara Municipal de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Câmara Federal. Dos 30 secretários municipais anunciados ontem, estão incluídos um vereador eleito, um deputado estadual e um deputado federal, todos do PSB.
Com a nomeação do vereador Salmito Filho para a Secretaria de Turismo, o primeiro suplente da coligação formada pelo PRB, PSL e PSB, Martins Nogueira, poderá ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal. Ele também é do PSB e recebeu 7.418 votos no pleito deste ano.
A saída do deputado estadual Ivo Gomes para a Secretaria de Educação, uma das mais importantes da Prefeitura, abre espaço para a 6ª suplente da coligação do PRB, PT, PMDB e PSB, Silvana Oliveira, voltar à assumir vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
A deputada do PMDB recebeu 32.207 votos nas eleições de 2010. Os suplentes da coligação que antecedem a parlamentar, Danniel Oliveira, Inês Arruda, Antonio Carlos e Mailson Cruz, já estão exercendo mandato na Casa Legislativa.
Apoiada em discursos religiosos, a deputada Silvana Oliveira, conhecida como Doutora Silvana, já protagonizou alguns episódios polêmicos, quando, por exemplo, foi à tribuna da Assembleia repudiar projeto que tramitava no Congresso Nacional para que manifestações de homofobia se transformassem em crime no Código Penal.
Por sua vez, a saída do deputado federal Domingos Neto para assumir a Secretaria Extraordinária da Copa abre vaga para o segundo suplente da coligação, Paulo Henrique Lustosa (PMDB). O 1º suplente, Mário Feitoza, já está em exercício por conta da saída de Raimundão (PMDB), que assumirá a Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Atualmente, Paulo Henrique Lustosa é titular do Conselho Estadual de Políticas Públicas do Meio Ambiente (Copam). Caso o deputado suplente não se licencie do cargo para assumir cadeira na Câmara Federal, os próximos da lista são Flávio Bezerra, que está no Ministério da Pesca e Aquicultura, Gerardo Corrêa e Ilário Marques.
Este ano, o PT tentou fazer um rearranjo para colocar o deputado Ilário Marques na Câmara Federal. Para isso, o deputado Eudes Xavier deixaria o Parlamento para assumir a Secretaria Executiva Regional (SER) VI. Entretanto, devido a impasses entre o PT e o suplente Paulo Henrique Lustosa, a estratégia política não pôde ser concretizada à época.
(Blog Política do DN)