quinta-feira, 27 de setembro de 2018

PREFEITURA INICIA INSTALAÇÃO DE PARACICLOS EM SOBRAL COM MENSAGENS PARA POPULAÇÃO

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente, iniciou a implantação de paraciclos em locais públicos da cidade. Esses espaços são “estacionamentos para bicicletas” que serão implantados nas 12 estações de VLT, bem como em todos os parques urbanos que estão em desenvolvimento na cidade (Pajeú, Lagoa da Fazenda e Sinhá Sabóia). De início, serão implantados 10 paraciclos, num investimento superior a R$ 100 mil. Ao todo, serão 100 em toda cidade até o final da gestão do prefeito Ivo Gomes.

Os paraciclos são letreiros moldados em chapas de aço, em formato de letras, e tubos galvanizados, para a fixação das bicicletas, que, por sua vez, possuem formato de U invertido. Os letreiros formarão as palavras +Amor, +Respeito, +Limpeza, +Paz, +Arte, #ocupaSobral, #Peace, #Bike, #Gentileza, #Love. Cada ponto pode oferecer de 5 a 10 vagas.

A primeira estação de VLT contemplada foi a do Dom Expedito, as próximas serão a do Alto da Brasília, Cohab III, Grendene e José Euclides (em frente ao supermercado Pinheiro). Outros equipamentos a receber o novo mobiliário urbano serão a Margem Direita, Margem Esquerda, Praça São João, Praça Quirino Rodrigues (Colégio Farias Brito) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA – Campus Betânia).

O projeto foi concebido por meio do Plano de Mobilidade Urbana de Sobral, que tem entre seus objetivos favorecer e valorizar o uso de bicicletas. “A distribuição de paraciclos tem a ideia de atender a demanda de infraestrutura para o estacionamento de bicicletas. O paraciclo é uma estrutura de baixa ou média capacidade, ou seja, que abriga de 5 a 10 bicicletas. São distribuídos em pontos que geram algum tipo de aglomeração, como estações do VLT, praças e parques da cidade, além das universidades”, explica Alana Figueiredo, coordenadora de Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Conheça o Plano de Mobilidade em www.sobral.ce.gov.br