segunda-feira, 28 de outubro de 2024

GOVERNADORA RAQUEL, A GRANDE VITORIOSA EM PERNAMBUCO


A governadora Raquel Lyra sai extremamente fortalecida das eleições municipais. Com a vitória de Severino Ramos, ontem, em Paulista, na disputa de segundo turno, o PSDB elegeu o maior número de prefeitos – 32, batendo o PSB, seu maior rival. Somando os prefeitos do PSDB com os de partidos aliados, Raquel soma 125 prefeitos, entre os quais três importantes na Região Metropolitana – Jaboatão, Olinda e Paulista.

No interior, passa a ter prefeitos aliados em cidades estratégicas, como a sua Caruaru, Salgueiro, Bezerros, Belo Jardim, Catende, Palmares, Surubim, Sertânia, Serra Talhada e Arcoverde. A vitória de Mirella, em Olinda, mesmo não sendo território tucano, tem também os digitais da tucana.

Raquel travou uma queda de braço com o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), em Olinda e Paulista. Foi para às ruas, fez carreatas e caminhadas, subiu no palanque de Mirella e Ramos, e saiu vitoriosa em ambas. São dois municípios estratégicos na Região Metropolitana, o que equilibra o jogo da sua sucessão estadual em 2026, diante da estrondosa vitória de João na capital.

Paulista passa a agora a ser gerida pelo PSDB. Ali, Raquel, com a vitória de Ramos, evitou a volta ao poder de Júnior Matuto, que não era um adversário qualquer. O próprio João, em vídeos e declarações ao longo da campanha em Paulista, tratou Matuto não apenas como um aliado, mas um político quase familiar, de relação bem próxima e antiga.

Já em Olinda, com Mirella, uma jovem promessa, que carregou o fardo do desgaste natural do prefeito Lupércio, por estar há oito anos no poder, Raquel colocou a cara na campanha para o tudo ou nada. Foi a vários eventos, deu o suporte que a aliada precisava, fez o discurso de que com ela prefeita Olinda seria tratada com mais atenção pelo Governo do Estado e ainda enfrentou o forte discurso ideológico.

Até Lula, através de vídeos na propaganda eleitoral, tentou dar uma forcinha a Matuto, em Paulista, e Vinicius, em Olinda, mas na prática mostrou que não tem mais força nem capital eleitoral para influenciar como cabo eleitoral. Raquel derrotou todas as lideranças de esquerda e da oposição juntas, principalmente em Olinda, onde João, Humberto Costa, Teresa Leitão e Luciana Santos se envolveram com mentes e corações.

É fato histórico que nem sempre quem elege mais prefeitos se fortalece para a briga estadual, o Palácio do Campo das Princesas, mas no caso de Raquel, que o PSB interpretou como a grande derrotada no primeiro turno, não se pode questionar que se fortaleceu para emplacar a sua reeleição em 2026.

(Blog do Magno Martins)

BOLSONARO TAMBÉM SAI BEM MENOR


Se Lula, com o poder nas mãos, saiu derrotado, o ex-presidente Bolsonaro também não tem o que comemorar. Seus candidatos perderam em Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Palmas e Belém. Seus dois ex-ministros perderam a disputa. As derrotas ocorreram em duas capitais do Nordeste. Em João Pessoa, o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL), perdeu para Cícero Lucena no segundo turno e no Recife, no primeiro turno, Gilson Machado foi derrotado por João Campos.

(Magno Martins)

CONSERVADORES VENCEM EM 28 DAS 51 CIDADES ONDE HOUVE SEGUNDO TURNO


Depois de emplacarem a maioria dos prefeitos no primeiro turno, partidos da centro-direita repetiram o feito e elegeram a maioria dos candidatos nas 51 cidades que hoje foram ao segundo turno da eleição municipal.

Os partidos conservadores elegeram 28 prefeitos neste domingo. 

Liderada pelo PL, a direita tradicional. Das 16 cidades em que a direita venceu, seis são da legenda de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro:

PL: 6 – Anápolis (Márcio Corrêa), Cuiabá (Abílio Brunini), Canoas (Airton Souza), Aracaju (Emília Corrêa), Guarulhos (Lucas Sanches) e São José do Rio Preto (Coronel Fábio Candido);
União Brasil – Goiânia (Sandro Mabel), Campina Grande (Bruno Cunha), Natal (Paulinho Freire), Ponta Grossa (Elizabeth Schmidt) eTaboão da Serra (Engenheiro Daniel). Em Jundiaí, Gustavo Martinelli venceu, mas o resultado está sub judice;
Republicanos: 3 – Barueri (Beto Piteri), Santos (Rogério Santos) e Sumaré (Henrique do Paraíso);
Novo: 1 – Taubaté (Sergio Victor).

Partidos da centro-direita triunfaram em 12 municípios:

PP: 4 – Imperatriz (Rildo Amaral), Campo Grande(Adriane Lopes), João Pessoa (Cícero Lucena), e Petrópolis (Hingo Hammes);
Podemos: 5 – Guarujá (Farid Madi), São Bernardo do Campo (Marcelo Lima), Limeira (Murilo Felix), Palmas (Eduardo Siqueira Campos) e Porto Velho (Léo);
PSDB:3 – Paulista (Ramos), Santa Maria (Rodrigo Decimo) e Caxias do Sul(Adiló).

Três partidos do centro tradicional venceram em 17 cidades:

PSD: 9 – Belo Horizonte(Fuad Noman), Olinda (Mirella), Caucaia (Naumi Amorim), Piracicaba (Helinho Zanatta) Uberaba (Elisa Araújo), Curitiba (Eduardo Pimentel), Ribeirão Preto (Ricardo Silva), Londrina (Tiago Amaral), São José dos Campos (Anderson Farias);
MDB: 7 – Aparecida de Goiânia (Leandro Vilela), Santarém (Zé Maria Tapajós), Belém (Igor Normande), Porto Alegre (Sebastião Melo), Diadema (Taka Yamauchi), Franca (Alexandre Ferreira) e São Paulo (Ricardo Nunes);
Avante: 1 – Manaus (David Almeida).

A esquerda saiu vencedora em apenas seis cidades:

PT: 4 – Fortaleza (Evandro Leitão), Camaçari (Luiz Caetano), Pelotas (Fernando Marroni) e Mauá (Marcelo Oliveira);
PDT: 2 – Serra (Weverson Meireles) e Niterói (Rodrigo Neves).

Emendas e onda conservadora explicam

A distribuição de emendas parlamentares e o aumento do conservadorismo ajudam a entender essas vitórias. “Esses partidos são maioria no Congresso e, por isso, contam com um número significativo de emendas”, afirma Fábio Andrade, cientista político e professor da ESPM. Este ano, deputados e senadores têm R$ 49,2 bilhões para enviar a seus redutos eleitorais. Nas prefeituras, esse dinheiro é investido em posto de saúde, asfalto, creche e segurança.

Brasil e o mundo estão mais conservadores. “Essa é uma tendência global, e o Brasil não está isolado do resto do mundo. Há um desgaste da política tradicional, e os partidos de esquerda curiosamente são vistos como os mais institucionalizados, por isso acabam tendo um rescaldo maior”, afirma Andrade.

Com informações de UOL

PREFEITOS DOS MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS DO CEARÁ


Fortaleza

Evandro Leitão (PT) 716.133 votos 

Caucaia

Naumi Amorim (PSD) 109.835 votos 

Juazeiro do Norte

Glêdson Bezerra (Podemos) 83.514 votos

Maracanaú 

Roberto Pessoa (União) 86.976 votos

Sobral

Oscar Rodrigues (União) 65.138 votos

Itapipoca 

Felipe Pinheiro (PT) 56.361 votos

Crato

André Barreto (PT) 37.092 votos

Maranguape

Atila Camara (PSB) 46.254 votos

Iguatu 

Roberto Filho (PSDB) 29.069 votos

Aquiraz  

Dr Bruno Gonçalves (PRD) 48.113 votos

TRÊS MINISTROS DE LULA SAEM COM VITÓRIAS NAS ELEIÇÕES DE 2024


Três ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elegeram aliados prefeitos em capitais do país nas Eleições Municipais de 2024. Todos eles conseguiram vitórias no segundo turno, realizado nesse domingo (27/10).

O titular de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), reelegeu o atual prefeito Fuad Noman (PSD) em Belo Horizonte (MG), de virada. Silveira foi o principal cabo eleitoral de Fuad, que viu o apoio de outro correligionário, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mais distante. Durante a campanha, Fuad evitou se associar a Pacheco, e o presidente do Senado também não se envolveu em nenhuma disputa eleitoral em Minas Gerais. O senador, inclusive, não votou nem no primeiro nem no segundo turno.

Fuad foi alçado à prefeitura após a renúncia do titular, Alexandre Kalil (então no PSD, hoje no Republicanos), em 2022. Kalil disputou, sem sucesso, o governo de Minas Gerais há dois anos.

O resultado coloca o PSD em uma posição de destaque, mas também complicada, visto que o presidente do partido, Gilberto Kassab, mantém um pé em cada canoa. Além dos três ministérios no governo Lula, ele é secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, na gestão do bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na eleição presidencial de 2022, quando Lula derrotou Jair Bolsonaro (PL) nacionalmente, o petista levou Minas em votação apertada (50,20% x 49,80%). O ex-senador Alexandre Silveira coordenou a campanha do petista no estado e depois tornou-se ministro de Minas e Energia.

O ministro das Cidades, Jader Barbalho (MDB), participou da vitória do deputado Igor Normando (MDB), de quem é primo, em Belém (PA). A eleição do emedebista é mais creditada ao irmão de Jader, o governador do Pará, Helder Barbalho. O resultado é importante porque a capital paraense vai sediar, em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) e o PT tem todo o interesse em ter governos — tanto estadual quanto municipal — alinhados.

Já o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), conseguiu a vitória do deputado estadual Evandro Leitão (PT) em Fortaleza (CE). Na capital cearense, a eleição teve um gosto de disputa nacional, com o petista concorrendo contra o deputado federal André Fernandes (PL).

A eleição em Fortaleza representou uma derrota para o ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), que está em disputas com seu partido e com o irmão Cid. Apoiado por Ciro, o atual prefeito José Sarto (PDT) não conseguiu se reeleger e ficou de fora da disputa de segundo turno.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta (PT), trabalhou pela eleição da também petista Maria do Rosário em Porto Alegre (RS). Ela, porém, foi derrotada pelo atual prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB), por 61,53% a 38,47%.

Ao fazer uma avaliação do resultado eleitoral, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo, afirmou que o “campo democrático” obteve vitórias importantes no segundo turno. Além das vitórias em Fortaleza, Belo Horizonte e Belém, ele citou as conquistas de petistas em Camaçari (BA)Pelotas (RS) e Mauá (SP) e de aliados em Niterói (RJ) e Ribeirão Preto (SP).

Metropoles

A PALAVRA DO DIA



 Evangelho (Lc 6,12-19)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos Apóstolos!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

ÚNICO DO PT EM CAPITAL, EVANDRO LEITÃO É ELEITO PREFEITO DE FORTALEZA


Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza. O petista obteve 50,38% dos votos válidos, enquanto André Fernandes (PL) marcou 49,62%  dos votos com 100% das urnas apuradas. A diferença foi de 10 mil votos. Evandro garantiu 716.133 votos e André, 705.295.

Evandro foi apoiado pelo ex-presidente Lula (PT) e por outras lideranças petistas, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e o atual governador Elmano de Freitas. A ex-prefeita Luizianne Lins, na última semana, também declarou apoio, diminuindo a resistência interna no próprio partido.

Enquanto isso, André recebeu o suporte do ex-presidente Bolsonaro e de outros candidatos derrotados na Capital, como Capitão Wagner (UB) e Eduardo Girão (Novo).

Fortaleza, 4ª maior capital do Brasil, voltará para as maõs do PT, partido de Lula, em uma eleição acirrada que só foi definida no final da apuração, com vitória de Evandro Leitão, o único prefeito petista no Brasil em capitais. A última vez que o partido havia ganho uma eleição em Fortaleza foi em 2008, quando Luizianne conquistou a reeleição ainda no primeiro turno.

(FOCUS)

PSD E MDB VENCEM EM 05 CAPITAIS, PL EM 04 E PT EM UMA

Encerrado o segundo turno das eleições, já é possível verificar como ficou o quadro partidário nas capitais do Brasil. O Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) venceram em cinco das 26 capitais do Brasil, cada. As duas siglas obtiveram o melhor resultado, em relação às demais.

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), venceu em quatros capitais, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu em uma, apenas.


O PT concorreu neste domingo em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), mas somente Evandro Leitão (PT) saiu vitorioso. Ele foi eleito prefeito na capital cearense, derrotando André Fernandes (PL). Em São Paulo (SP), o representante da esquerda, Guilherme Boulos (PSol), perdeu a disputa para o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), venceu em quatros capitais, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu em uma, apenas.

O PT concorreu neste domingo em Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Porto Alegre (RS), mas somente Evandro Leitão (PT) saiu vitorioso. Ele foi eleito prefeito na capital cearense, derrotando André Fernandes (PL). Em São Paulo (SP), o representante da esquerda, Guilherme Boulos (PSol), perdeu a disputa para o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

Entre os demais partidos, o União Brasil venceu em quatro capitais, Progressitas (PP) em duas, Podemos em duas, Republicanos, PSB e Avante em uma, cada.

Os eleitores de 15 capitais retornaram às urnas neste domingo (27/10) para escolher os futuros prefeitos. Em outras 11, a eleição já havia sido decidida na etapa anterior da eleição. Após a confirmação de todos os resultados, a configuração partidária nas 26 capitais do Brasil ficou da seguinte forma:

Partido Social Democrático (PSD)

Belo Horizonte (MG): Fuad Noman (PSD)

Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD)

Florianópolis (SC): Topázio (PSD)

São Luís (MA): Eduardo Braide (PSD)

Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (PSD)

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

Belém (PA): Igor Normando (MDB)

Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB)

Macapá (AP): Dr. Furlan (MDB)

Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB)

São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB)

Partido Liberal (PL)

Aracaju (SE): Emilia Correa (PL)

Cuiabá (MT): Abilio (PL)

Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PL)

Maceió (AL): JHC (PL)

União Brasil

Goiânia (GO): Mabel (União)

Natal (RN): Paulinho Freire (União)

Salvador (BA): Bruno Rei (União)

Teresina (PI): Silvio Mendes (União)

Progressistas

Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP)

João Pessoa (PB): Cícero Lucena (PP)

Podemos

Palmas (TO): Eduardo Siqueira Campos (Podemos)

Porto Velho (RO): Léo Barreto (Podemos)

Partido dos Trabalhadores (PT)

Fortaleza (CE): Evandro Leitão (PT)

Republicanos

Vitória (ES): Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Recife (PE): João Campos (PSB)

Avante

Manaus (AM): David Almeida (Avante)

(METROPOLES)

COM 10 MIL VOTOS DE DIFERENÇA, FORTALEZA TEM A ELEIÇÃO PARA PREFEITO MAIS ACIRRADA EM 24 ANOS


Com uma diferença de 10.838 votos entre o candidato vencedor Evandro Leitão (PT), prefeito eleito, e André Fernandes (PL), Fortaleza teve a votação para a Prefeitura mais acirrada dos últimos 24 anos em uma decisão no segundo turno

Na Capital, desde as eleições de 2000, esse é o 6º pleito cuja decisão sai no segundo turno. Até a votação deste domingo (27), a menor diferença registrada nesse intervalo de tempo entre um candidato e outro era de 43,7 mil votos em 2020, com a vitória de José Sarto sobre Capitão Wagner.

(DN - PONTO PODER)

ELEIÇÕES 2024 EM CAUCAIA: NAUMI AMORIM É ELEITO NOVO PREFEITO


Com 60,84% dos votos válidos, em 97,37% das urnas apuradas, Naumi Amorim (PSD) é eleito o novo prefeito de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, neste domingo (27). 

O político volta ao comando do Executivo municipal após quatro anos fora. Ele foi prefeito de Caucaia entre 2017 e 2020, mas perdeu a reeleição, à época, para o atual prefeito do município, Vitor Valim (PSB).

COM VITÓRIA DE ALIADO, CAMILO SANTANA CHORA, REZA E DIZ QUE O 'BEM VENCEU O MAL' EM FORTALEZA


O  ministro da Educação, Camilo Santana (PT), rezou o Pai-Nosso, emocionou-se em discurso e prometeu parceria ao prefeito eleito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) durante a comemoração da vitória eleitoral do petista no 2º turno das eleições de Fortaleza. Camilo foi o principal fiador da candidatura de Evandro a prefeito.

Logo no início do discurso, o ministro se ajoelhou no palco e pediu para todos rezarem um Pai-Nosso. Evandro Leitão e a vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), também se ajoelharam durante a oração.

Camilo também se emocionou ao continuar o discurso. Chorando e com a voz embargada, o ministro disse que "o bem venceu o mal na cidade de Fortaleza". "Todos se uniram contra nós, nós sofremos tudo que é possível de fake news, de mentira contra nós. Nós somos cristãos, nós defendemos a família", disse. 


Ele prometeu apoio à gestão de Evandro Leitão e disse ter ligado para o presidente Lula (PT) para falar da vitória do petista em Fortaleza. 

"Eu falei há poucos minutos com o presidente Lula e eu disse a ele: 'Lula só queria ligar para lhe dar de presente a vitória do Evandro em Fortaleza', e ele disse: 'Diga ao Evandro que pode contar com o presidente Lula para ajudar nossa cidade'", descreveu.

o ex-governador também prometeu apoio ao próximo prefeito de Fortaleza. "Eu queria agradecer a Deus, ao povo de Fortaleza e dizer que o que eu puder fazer para o Evandro ser o melhor prefeito da cidade de Fortaleza, eu vou fazer", reforçou.

(Diário do Nordeste)

sábado, 26 de outubro de 2024

GRENDENE É DESTAQUE NO RANKING 100 OPEN STARTUPS 2024



Pelo terceiro ano consecutivo, a Grendene foi reconhecida no Ranking 100 Open Startups 2024, conquistando o 2º lugar na categoria Indústria e Varejo da Moda!


O ranking destaca as corporações líderes em inovação aberta (open innovation) e as startups mais atraentes para o mercado corporativo. Publicado desde 2016, ele se consolidou como uma importante referência no ecossistema de inovação, tanto no Brasil como internacionalmente.


As startups presentes no ranking são reconhecidas por suas soluções inovadoras e por oferecerem propostas de grande relevância e impacto para o mercado.

ARRECADAÇÃO DA UNIÃO BATE RECORDE E ATINGE R$ 203,17 BILHÕES EM SETEMBRO



A arrecadação de impostos e outras receitas da União alcançou um novo recorde em setembro, totalizando R$ 203,17 bilhões, conforme divulgado pela Receita Federal nesta terça-feira (22). Esse valor representa um crescimento real de 11,61% em relação a setembro de 2023, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O desempenho reflete o impacto positivo da atividade econômica, um dos principais motores por trás desse resultado.


Além do recorde mensal, o desempenho acumulado de janeiro a setembro também se destacou. Nesse período, a arrecadação totalizou R$ 1,93 trilhão, o que corresponde a um aumento real de 9,68%, também ajustado pelo IPCA. A reoneração de tributos específicos, além de fatores econômicos, influenciou esse crescimento.

COM INVESTIMENTO DE R$ 768 MI, GOVERNO ASSINA AVISO DE LICITAÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DO TMUT



O fato: O Governo do Ceará assinou o aviso de licitação internacional para a obra de ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém. A obra faz parte do programa Pecém Verde e terá investimento de US$ 135 milhões (R$ 768 milhões), recurso do Banco Mundial, Climate Investment Fund (CIF) e da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), que administra o Porto do Pecém. A duração prevista do contrato de construção é de 40 meses.


Conformes: A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem e abrange a construção de um novo berço no TMUT (berço 11) para atender o aumento das atividades portuárias e apoiar a cadeia de valor do hidrogênio verde no Complexo do Pecém. O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, explicou a necessidade da ampliação para as novas demandas que o porto passará a receber. A expectativa é que a obra inicie no segundo semestre de 2025, com conclusão prevista para 2028.


Cargas: Em médio prazo, a movimentação do Porto do Pecém deve aumentar em 48%, tanto pelas cargas para a cadeia de valor da produção de hidrogênio verde, como pela necessidade de importação de eletrolisadores e equipamentos solares e eólicos para produção renovável. Com a entrada da Transnordestina, a movimentação deve atingir 140% após 2040.


Como irá funcionar: O procedimento de licitação consistirá num processo de seleção inicial (uma pré-qualificação nas regras de licitação do Banco Mundial) que selecionará de três a seis empresas ou consórcios que receberão então o edital de licitação. Essa fase seguinte consistirá na apresentação de propostas técnicas e financeiras, em envelopes separados com pesos de 30% para a técnica e 70% para o preço.


De acordo com a gestão do Complexo do Pecém, na experiência técnica será preciso apresentar, no mínimo, dois contratos similares concluídos de forma satisfatória a partir de 1º de janeiro de 2014. Além disso, será necessário comprovar experiência mínima em design e construção em pelo menos dois contratos, cada um com valor mínimo de US$ 80 milhões. Outra exigência é atender os requisitos sociais e ambientais constantes na seleção, como gestão da mão de obra e condições de trabalho; promoção de mulheres em cargos de liderança; e Plano Básico Ambiental (PBA).

A PALAVRA DO DIA

 


Evangelho (Lc 13,1-9)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2 Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4 E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5 Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo". 6 E Jesus contou esta parábola: "Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?' 8 Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9 Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás' ".


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

MÃE RAINHA REALIZARÁ PRÉ-LANÇAMENTO DO RESIDENCIAL MORADAS EUSÉBIO NO DIA 26



A Mãe Rainha Urbanismo anuncia para o próximo dia 26 de outubro, em fase de pré-lançamento, o Residencial Moradas Eusébio, loteamento fechado de alto padrão, assinado por Joélio Araújo, responsável pelo planejamento urbanístico; Marcelo Franco, pelo projeto arquitetônico; Benedito Abbud, pelo paisagismo, e Milena Holanda, pelo design de interiores.


O empreendimento, inteligente, conta com uma rede elétrica subterrânea na avenida principal, além de um parque solar com mais de 130 placas, que deve gerar uma economia de energia que pode chegar a 85% na conta de energia do condomínio.


Com localização privilegiada, o Moradas Eusébio fica próximo a instituições de ensino, como o Colégio Santa Cecília, a Faculdade Christus, e aos shoppings Eusébio e Terrazo. Ao todo, dispõe de 796 lotes, variando de 200 m² a 400 m², com investimentos a partir de R$ 169 mil, e deve ser lançado em condições especiais de financiamento próprio (em 60 vezes sem juros ou em até 120 parcelas em condições exclusivas).


O uso de maquinário e frota própria pela Mãe Rainha Urbanismo garante agilidade na execução da obra, que já chega ao mercado com 55% do empreendimento concluído. Entre os diferenciais da infraestrutura completa estão mais de 790 m² em área de piscina com parque aquático, dois lagos, spa e sauna, dois salões de festas integrados, uma ampla academia com mais de 140 m², pet places com bebedouro, diversos playgrounds, campo gramado, duas quadras de beach tennis, quadra poliesportiva, de tênis e muito mais.


O Moradas Eusébio é o terceiro empreendimento lançado pela Mãe Rainha Urbanismo apenas no segundo semestre. Este ano, a construtora especializada em loteamentos (abertos ou fechados) já lançou o Residencial Moradas Maranguape, Condomínio Reserva em Sobral e o Residencial Moradas Eusébio.







NA NOITE DO DIA (24) OCORREU O LANÇAMENTO OFICIAL DA CHAPA RECONSTRUÇÃO COM EXPERIÊNCIA



Na noite do dia (24) ocorreu o lançamento oficial da Chapa Reconstrução com Experiência, reunindo advogadas e advogados de Sobral e região. O evento foi marcado pela energia de união e renovação, com momentos emocionantes de diálogo e apresentação das propostas da chapa. 


Na ocasião, os cinco integrantes da chapa foram apresentados ao público e tiveram momentos de fala, reforçando o compromisso com uma OAB mais próxima e fortalecida. Os conselheiros, peças fundamentais para o sucesso da futura gestão, também subiram ao palco para serem oficialmente apresentados. Em um gesto especial, as mulheres presentes foram homenageadas com rosas pela vice-presidente, Raissa Osterno, um símbolo de respeito e reconhecimento.


Seguimos confiantes no compromisso de reconstruir com experiência!


#ReconstruçãoComExperiência #EleicaoOAB #RafaelPonte20 #OAB #Sobral #UniãoPelaAdvocacia

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Lc 12,54-59)


— Aleluia, Aleluia, Aleluia.


— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas


— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 54 Jesus dizia às multidões: "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55 Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56 Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57 Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59 Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo".


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

IVO GOMES PROGRAMA PARA COMEÇO DE DEZEMBRO AS ENTREGAS DA CADEIA CRIATIVA, GINÁSIO POLIESPORTIVO E HOSPITAL MUNICIPAL



Prefeito Ivo Gomes vai cumprir suas metas em final de gestão e entregar as três maiores obras do seu segundo mandato nos primeiros dias de dezembro. A agenda de inaugurações começa no dia 2 com a entrega da Cadeia Criativa de Sobral, construída no antigo prédio da Cadeia Pública; dia 6 será a vez do Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, revitalizado e modernizado, seguindo os padrões exigidos pelos organismos esportivos internacionais; e no dia 12, o Hospital Municipal Dr. Estevam Ferreira da Ponte.

DR. RAFAEL PONTE E DRA. RAÍSSA OSTERNO LANÇAM CAMPANHA PARA PRESIDÊNCIA DA OAB SOBRAL



Nessa quinta-feira, dia 24, Dr. Rafael Ponte e Dra. Raíssa Osterno lançarão oficialmente a chapa para concorrer à presidência da OAB Subseção Sobral. O evento acontecerá no auditório do ICETEL, às 18h30, e contará com a presença de advogados e advogadas da região, além de importantes nomes da advocacia cearense.


Com o slogan “OAB: Reconstrução com Experiência”, a campanha visa fortalecer a classe advocatícia de Sobral e região, apresentando propostas que priorizam o resgate institucional e o desenvolvimento de ações inovadoras para atender às demandas da categoria.


Dr. Rafael Ponte é sobralense e destaque no cenário jurídico estadual. Atualmente, exerce os cargos de Secretário Geral Adjunto e Corregedor da OAB Ceará, além de presidir a Academia Sobralense de Letras Jurídicas. Sua trajetória e experiência conferem solidez à proposta de reconstrução da OAB Sobral, pautada em responsabilidade, diálogo e eficiência.