segunda-feira, 4 de agosto de 2025

MORAES DECRETA PRISÃO DOMICILIAR DE JAIR BOLSONARO

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta segunda-feira, 4, a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após o relator dos processos avaliar que o ex-presidente violou restrições impostas pela corte, ao se manifestar por meio das redes sociais dos filhos.


Na decisão, Moraes afirmou que o ex-presidente tem desrespeitado de forma deliberada as determinações do STF, o que justificaria a adoção de medidas mais severas para conter novas infrações. O caso envolve o inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Neste domingo, 3, durante as manifestações que seus apoiadores realizaram em diferentes cidades do país, Bolsonaro falou por telefone com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que estavam em cima dos carros de som no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente. Nas chamadas, saudou os participantes dos atos.

Desde o último dia 18 de julho Bolsonaro já vinha usando tornozeleira eletrônica, também por ordem de Moraes. O ministro havia determinado ainda uma série de medidas contra o ex-presidente, como a proibição de se reunir com outros réus do processo da tentativa de golpe e de se manifestar por redes sociais de terceiros.

Além da prisão domiciliar, Moraes proibiu Bolsonaro de receber visitas e de usar telefone. Ele determinou ainda que a Polícia Federal apreendesse celulares na casa do ex-presidente.